Atricon participa de encontro com lideranças do Todos pela Educação e dos Institutos Jama

O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, participou de reunião-almoço com a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, promovido pelo Instituto Jama. O encontro foi realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), na última terça-feira (30). Entre os temas tratados estiveram a Primeira Infância, o Ensino Médio e a gestão da educação. “A reunião oportunizou um espaço para discutir algumas das principais necessidades da educação pública básica e ações estratégicas para garantir sua oferta com qualidade e universalidade”, disse o vice-presidente Cezar Miola.

A iniciativa, promovida pelo presidente do Instituto Jama, Jayme Sirotski, contou com a presença de representantes de diferentes setores, como o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, os secretários da Educação do Estado, Raquel Teixeira, e de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, o empresário William Ling, o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Freitas Valério, a jornalista do Grupo RBS, Rosane de Oliveira e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin.

Na oportunidade, a presidente-executiva do TPE, Priscila Cruz, destacou que até a próxima sexta-feira, o grupo de trabalho que ela coordenou no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Governo Federal deve entregar um relatório com propostas de ação para a área da educação. De acordo com Cruz, o grupo propõe a criação de uma política nacional integrada para a primeira infância, prevendo, por exemplo, que todo o atendimento possa ser feito na creche, incluindo a aplicação de vacinas.

Os especialistas devem propor também um cadastro único integrado, que permita mapear a vida da criança desde o nascimento, registrando todos os atendimentos, e cruzar com os dados das mães. Dessa forma, explicou a presidente do TPE, será possível verificar, por exemplo, a idade da mãe, já que a gravidez na adolescência é uma das principais causas do abandono escolar pelas meninas.