O presidente da Atricon, Cezar Miola, participou, nesta terça-feira (16), da abertura do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime. O evento, que acontece até o dia 19 de agosto, em Brasília (DF), reúne 1,3 mil participantes de todo o Brasil, em torno de palestras centradas no tema “a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.
Na fala de abertura, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou a importância de estar presente em um evento após o período de pandemia da covid-19. “Temos que agradecer a vida que nos foi dada, assumir o compromisso de transformação ainda mais profunda e dizer que estamos aqui para enfrentar os desafios, aprendermos uns com os outros, e lembrar que temos a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Vamos viver com dignidade e honra”, destacou.
Além do presidente da Atricon, a abertura do Fórum contou com breves manifestações da superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, do assessor do gabinete da presidência do Sebrae, Jânio Macedo, do presidente da Uncme, Manoel Humberto Gonzaga Lima, do prefeito municipal de Palmeirópolis (TO), Bartolomeu Moura Júnior, da secretária de Educação do Distrito Federal, Helvia Paranaguá, da representante do Unicef, Paola Babos, e do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo. Também compuseram a tribuna de honra da cerimônia os presidentes das seccionais da Undime e integrantes da diretoria executiva nacional.
Após a cerimônia de abertura do evento, a primeira mesa do dia, a Conferência magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?, trouxe como convidado o jornalista e escritor Antônio Gois, colunista de Educação do Globo e primeiro presidente da Jeduca Brasil, a Associação de Jornalistas de Educação. A mediação foi realizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.
Durante o debate, Gois trouxe um contexto da qualidade da educação pública do passado, e a atual. “A educação pública de hoje continua preocupante. Mas é inegável que nós conseguimos avançar, de maneira insuficiente e com muita luta, mas alguns avanços aconteceram e precisamos reconhecer esses avanços”, destacou.
O jornalista completou que ainda faltam conquistar muitos desafios atualmente, que incluem questões de financiamento, desigualdade social e exclusão, entre outros, mas que a qualidade da rede pública de ensino já evoluiu muito em relação ao passado.
“O esforço que vocês fizeram explica os avanços que a gente conseguiu conquistar. O desafio que vocês têm é enorme, mas para olhar para a frente a gente precisa valorizar muito o quanto já conquistamos graças ao esforço das redes de vocês”.
Talk Show
Antes da abertura oficial do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, nesta terça-feira, 16 de agosto, os participantes assistiram a um talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Os artistas bateram um papo sobre as conquistas, carreiras e dedicação à arte de dançar de ambos e de como ocorreu o encontro artístico entre os dois. Eles falaram sobre as experiências de cada um em liderança, gestão e auto superação, onde a parceria, o humor, e o bem-estar são fatores importantes para o sucesso na vida profissional. E é claro, ao final, foi realizada uma apresentação de dança que contagiou o público.
Fonte: Undime Nacional.