Atricon e BID avançam em parceria institucional

A gestão fiscal transparente e a transparência do setor público, são temas condizentes com o processo de aperfeiçoamento implementado pela Atricon no âmbito do Sistema Tribunais de Contas. A comunhão desses interesses, que estão entre os objetivos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, justificou uma visita técnica de dirigentes da entidade e representantes dos TCs ao BID, com a motivação de estabelecer, ou estreitar, uma relação interinstitucional.

Outra justificação para uma aproximação institucional entre Atricon e BID, de acordo com o presidente Fábio Nogueira, está relacionada à atividade auditagem, exercida pelos Tribunais de Contas, aos financiamentos concedidos pelo Banco aos estados brasileiros.

Na visita, que aconteceu em Brasília, no último dia 20/08, o presidente Fábio Nogueira fez uma apresentação sobre o Sistema Tribunais de Contas, com um breve relato acerca da aplicação 2019 do MMD-TC, cuja finalização coincidirá com a certificação da metodologia da ferramenta, procedimento que está sob a condução da Fundação Vanzolini, entidade certificadora ligada à USP-SP.

Estavam presentes o representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán; o especialista sênior fiduciário em gestão financeira, Mario Ricardo Castaneda; e a consultora fiduciária em gestão financeira, Juliana Dubeux Fontes,  que destacaram o alto nível técnico das Cortes de Contas do Brasil e a importância do Controle Externo para uma Gestão Pública responsável, transparente e eficaz.

Participaram pelo Sistema Tribunais de Contas, além de Fábio Nogueira, o vice-presidente de relações político-institucionais, Renato Rainha (TCDF); o diretor Clóvis Barbosa (TCE-SE); Estilac Xavier (TCE-RS); e o auditor de controle externo, Luiz Genédio (TCDF).

 

Ascom – Atricon (Ridismar Moraes), 22 de agosto de 2019.