A primeira reunião da Comissão de Governança e Gestão da Atricon foi realizada, nesta terça-feira (11), por videoconferência. Sob a responsabilidade do vice-presidente executivo da entidade e presidente do TCMGO, Joaquim de Castro, a comissão tem como objetivo difundir boas práticas de gestão e governança nos Tribunais de Contas (TCs). A Atricon, presidida pelo conselheiro Edilson Silva (TCE-RO), busca constantemente aprimorar a eficiência dos TCs.
Joaquim de Castro destacou a importância de olhar para dentro dos Tribunais de Contas e analisar formas de torná-los mais efetivos. “Precisamos difundir também as boas práticas de gestão e governança que já existem”, afirmou.
Durante a reunião, o conselheiro-substituto Flávio Luna (TCMGO) realizou uma apresentação ressaltando os pontos mais importantes a serem focados pela comissão. Ele enfatizou a necessidade de alinhar a visão institucional e estratégica, além de identificar e disseminar os procedimentos exemplares já implementados nos tribunais, e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais. “Nosso objetivo é levantar as boas práticas de excelência dos TCs, elaborar planos de ação e identificar parceiros, visando a ampla participação dos TCs no projeto”, disse.
Foram discutidas as atividades já realizadas e as próximas ações a serem implementadas. Ao final da reunião, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e ideias.
A Comissão de Governança e Gestão é composta pela conselheira-substituta Milene Cunha (TCE-PA), o conselheiro-substituto Flávio Luna (TCMGO), Priscila Borges (TCMGO), Breno César Spindola Correia (TCE-PE), Heverson de Almeida Braga (TCE-TO), Adriana Luz (TCE-SC), Sabrina Maddalozzo Pivatto (TCE-SC), Tânia Montenegro Teixeira Castro (TCE-PA), Magda Gentil (TCMGO), Rodrigo Zanzoni (TCMGO), Vera Zandonadi (TCEGO), Bernardo Araújo (TCMPA), Lílian Bendahan (TCEPA), Karina Ramos (TCEES), Fátima Mavigno (TCEES), Bruno Luz (TCEGO), Liana Brandão (TCECE), Rosane Moretti (TCERS), Regina Cristina Braga (TCEPR), Dilma Freire Aragão (TCERJ), Carolina Amaral (TCMGO) e José Mendes (TCMGO).