Atricon recebe sugestões para novo Planejamento Estratégico

Foto: Vicente Luiz / TCE-PE

Dando continuidade à coleta de informações e de sugestões para a elaboração do Planejamento Estratégico 2018 – 2023, a Atricon realizou, nesta quarta-feira (26), mais uma reunião, desta vez com membros do Tribunal de Contas  do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e procuradores do Ministério Público de Contas junto àquele tribunal.

A reunião contou com a presença do presidente do TCE-PE, Carlos Porto, que deu as boas-vindas e elogiou os esforços da Atricon em prol do “entendimento e do intercâmbio entre os Tribunais de Contas”. Também participaram os conselheiros do TCE-PE Marcos Loreto, Teresa Duere e Ranílson Ramos; os conselheiros-substitutos Carlos Pimentel, Marcos Flávio, Luiz Arcoverde Filho, Ricardo Rios; e os procuradores Cristiano Pimentel (procurador-geral), Eliana Lapenda, Maria Enilda, Gilmar Lima,

Representando a diretoria da Atricon estiveram presentes o vice-presidente Valter Albano, que coordena a elaboração do novo planejamento,  o conselheiro do TCE-PB, Fábio Túlio Nogueira e do conselheiro-substituto do TCE-PI, Jaylson Campello.

Valter Albano explicou que o objetivo da reunião é levantar informações para subsidiar a atuação da associação pelos próximos cinco anos. “Desde 2011, a Atricon fez uma opção por atuar na modernização e no aperfeiçoamento institucional dos Tribunais de Contas. Havia ali a compreensão de que para que membros sejam fortes, era preciso que os Tribunais de Contas também fossem fortes. Essa opção é uma das marcas do planejamento estratégico 2012 – 2017, que agora temos a missão de substituir”, afirmou.

A conselheira Teresa Duere reconheceu que houve um grande avanço na atuação da Atricon nos últimos anos e defendeu, como pauta prioritária, a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC). O conselheiro Ranílson Ramos pediu uma maior proatividade no controle concomitante. “Os Tribunais de Contas não podem só fiscalizar o que já está feito”, afirmou. O conselheiro Marcos Loreto, por sua vez, elogiou a iniciativa da Atricon de estender o debate também aos substitutos e procuradores de contas. “Todos fazemos parte do mesmo sistema. Por isso é preciso que estejamos juntos nessa luta”, concluiu.

REUNIÕES – De Recife, o vice-presidente da Atricon segue para Fortaleza, onde se reúne com membros do TCE-CE e do TCM-CE. O objetivo é percorrer todos os 34 Tribunais de Contas do país colhendo sugestões para o novo planejamento da Atricon.