O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, se reuniu com o Especialista Sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial, Leonardo Nascimento. Durante o encontro, que ocorreu em Brasília, eles conversaram sobre possíveis parcerias em áreas de interesse comum como formação e capacitação em governança e transparência.
Acompanhado do colaborador Francisco Netto, do TCE-RO, Edilson apresentou alguns dos projetos da Atricon, em especial o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e o Programa Qualidade Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). “Nossos programas foram bem avaliados por eles”, mencionou. “Em breve, apresentaremos uma carta de possibilidade de parcerias e, se tudo der certo, teremos boas notícias para o controle externo brasileiro”, disse.
Francisco Netto, por sua vez, fez a apresentação dos Direcionadores Estratégicos da Atricon para o biênio 2024-2025. Ele expôs os dez objetivos estratégicos e mencionou que o planejamento conta com mais de 40 atividades específicas de projetos, que estão em construção por pessoas de todo Brasil. “Não queremos apenas exportar projetos, mas também passar a constar na pauta mundial. E o Banco Mundial é um grande parceiro”, comentou.
Leonardo Nascimento mencionou que já conhecia os dois projetos apresentados pela Atricon. “Temos muito interesse em projetos de indicadores, que conseguem gerar medição e impacto em que se propõe”, afirmou, acompanhado de Fernanda Balduíno e Simara Moreira.