As aulas da especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceira com o Tribunal de Contas do Ceará, têm retorno agendado para esta quinta-feira (11/3). O reinício das atividades segue atualizações na dinâmica do EaD, com encontros às quintas e sextas, quinzenalmente, em horário comercial, com momentos síncronos e assíncronos.
Coordenado pela Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), o curso tem a frente os professores doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo.
“Com muita alegria, retomamos as atividades da nossa especialização nesse primeiro semestre de 2021. De forma remota, observando esse agravamento da pandemia, mas com bastante dedicação. A gente tem visto a importância das políticas públicas, das cidades inteligentes, da tecnologia na transformação da nossa sociedade. É com essa visão, que retomamos as aulas”, destaca Luciano Vieira.
“Temos alunos de todos os órgãos públicos, tanto da Prefeitura de Fortaleza como do Governo do Ceará, Assembleia Legislativa, Sistema S, Arce (Agência Reguladora do Ceará), Ministério Público, enfim. São alunos de várias áreas e setores que, juntos com a USP e Tribunal de Contas, retomam suas atividades”, enfatiza a professora Ana Carla. “Vamos estar juntos para superar mais esse semestre de desafios, mas também de trocas de conhecimento”.
Para a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, “embora a pós-graduação tenha sido firmada para acontecer presencialmente, a pandemia exigiu-se migrar para o ensino a distância. No entanto, foram implementadas metodologias modernas de ensino a fim de manter a qualidade do curso e assegurar a consecução do objetivo firmado no Convênio entre o Tribunal de Contas do Ceará e a Universidade de São Paulo”.
Curso
A especialização busca fomentar a oferta de serviços públicos cada vez mais qualificados, utilizando novas tecnologias e sistemas de informação. Os participantes desenvolvem habilidades para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada nas cidades, bem como competências que possibilitam a utilização de informações estatísticas para gerar conhecimento e aprimoramento das políticas públicas.
Os alunos têm acesso a conteúdos teóricos e práticos para atuação no setor público, assim como aquisição de novos conhecimentos. O curso vem para suprir uma demanda recorrente de capacitação de técnicos e dirigentes públicos e reforça a importância do encontro qualificado entre o meio acadêmico e demais setores da sociedade.