Aulas do curso Reporta+ iniciam com 2 mil inscritos

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça

Teve início nesta semana o curso Reporta+: mecanismos de controle, transparência e jornalismo investigativo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Atricon e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Associação Brasileira de Comunicação Pública.

O objetivo do Reporta+ é oferecer formação gratuita e online para jornalistas, comunicadores e interessados em entender melhor como funciona o Estado brasileiro, especialmente os órgãos de controle, como os Tribunais de Contas.

A abertura oficial do curso contou com a presença do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, que destacou a importância do diálogo entre as instituições públicas, a imprensa e a sociedade. Também esteve presente o do vice-presidente Executivo da Atricon, Joaquim de Castro.

Com mais de 2 mil inscritos de todo o Brasil, o curso Reporta+ será realizado até outubro, com aulas ao vivo e gravadas, somando 50 horas de conteúdo. O formato é online, gratuito e de larga escala, e quem assistir a pelo menos 70% das aulas ao vivo terá direito a certificado emitido pela Atricon e pela Abraji.

A programação inclui temas como a organização do Estado, controle de contas públicas, o papel da imprensa, inteligência artificial aplicada ao jornalismo e uso da Lei de Acesso à Informação.