O capítulo 1 trata das transformações no mundo do trabalho e da forma de atuar do setor público, apresentando o contexto onde acontece o debate da gestão por competências. O capítulo 2 traz uma abordagem teórica dos conceitos de competência e a forma como podem ser aplicados à esfera educacional. O capítulo 3 apresenta metodologias para mapeamento de competências e para elaboração de cursos e programas sob o enfoque de competências. O capítulo 4 apresenta questões relevantes sobre avaliação de aprendizagem. As considerações
finais retomam os desafios enfrentados pelas escolas de governo e apontam algumas possibilidades para o futuro.
Educação a distância em organizações públicas
O livro foi dividido em quatro partes, em relação aos seguintes temas (conforme ocorrera a organização e divisão dos trabalhos nos debates): 1) desafios para a implantação da educação a distância; 2) diretrizes pedagógicas; 3) metodologias inovadoras e 4) referenciais de qualidade.
Diversidade e capacitação em escolas de governo
tema da diversidade é, por sua natureza, multifacetado. Ele pode ser visto por vários ângulos, abarca múltiplas demandas e envolve muitos grupos de indivíduos com problemas que, por vezes, são similares e, por vezes, completamente distintos. O que se sabe é que os governos
precisam incorporar o tratamento da diversidade nas políticas públicas, de forma transversal ou setorial, e nas ações nas áreas de saúde, educação, segurança pública etc.
Projeto TCE educação: História, ação e perspectiva
Explica o que é o projeto TCE educação levando ao público o conhecimento quanto a sua evolução histórica, seus projetos e planos futuros para melhoria da educação no estado.
TCESC, 2022.
Controle Externo – Educação é da nossa conta Vol.3
Controle Externo faz parte de uma coletânea de quatro volumes frutos da publicação intitulada “Construções, palavra e produtos”, desenvolvidos em razão do Projeto de fiscalização “Educação é da Nossa Conta”, cujo objetivo foi desenvolver um planejamento de ações de fiscalização educacional no estado da Bahia. A presente obra, volume 3 da coletânea, oferece por meio de artigos, depoimentos, entrevistas e relatos de experiencia, reflexões e aprendizados sobre a educação baiana e brasileira.
TCE-BA, 2022.