O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, será o mais novo cidadão carioca. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 94/2025, que concede o Título de Cidadão Honorário do Município ao conselheiro.
Edilson Silva mostrou-se emocionado e honrado com a notícia e fez questão de lembrar que a horaria não é apenas dele, mas de todos que atuam no Sistema Tribunais de Contas. “Agradeço a Deus pela oportunidade e pela generosidade dos amigos”, afirmou. “Este título celebra o trabalho coletivo, o compromisso institucional e a dedicação de todos nós ao aperfeiçoamento da gestão pública e ao fortalecimento da democracia. Recebo a comenda em meu nome, mas a entrego, em espírito e gratidão, ao sistema Tribunais de Contas como um todo”, concluiu.
Histórico
O conselheiro Edilson de Sousa Silva é maranhense de Timon, região metropolitana de Teresina, e reside no em Rondônia desde 1983. Especialista em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIGRANRIO), formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO) e como Técnico em Contabilidade pela Escola Rio Branco, em Porto Velho-RO.
Após trabalhar na Prefeitura Municipal de Porto Velho (RO), ingressou na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia em 1984, onde desempenhou, dentre outras, as funções de chefe de departamento, assessoria legislativa e a chefia de gabinete da presidência daquela casa.
Assessorou o governador de Rondônia, Oswaldo Piana Filho (1991-1994) e exerceu a chefia de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), durante as gestões dos conselheiros Presidentes Hélio Máximo Pereira e Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado.
Edilson Silva é conselheiro do TCE-RO desde 2005, cargo no qual já acumulou diversas atribuições estratégicas como a Presidência da Escola Superior de Contas, a Vice-Presidência da Corte, a Corregedoria-Geral e a Presidência de Câmaras do Tribunal, presidindo o Tribunal de Contas de janeiro de 2016 até o dia 31 de dezembro de 2019.
Foi presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, diretor de Prerrogativas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no período 2020/2021, além de vice-presidente Executivo da entidade no biênio 2022/2023.
Atualmente é presidente da Atricon.