Atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade têm sido cada vez mais frequentes nos cronogramas das instituições públicas. Em agosto, por exemplo, a Atricon, em conjunto com a Transparência Internacional Brasil, o Mapbiomas e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas promoveu a segunda edição do minicurso Gestão Florestal e Controle Externo.
Mais de cem profissionais foram apresentados a instrumentos legais, políticas públicas e ferramentas tecnológicas de prevenção e combate ao desmatamento ilegal no Brasil. O analista da Transparência Internacional, Dario Cardoso, destaca as contribuições da tecnologia a sustentabilidade no boletim de veiculado na Rádio Justiça.
Entre os temas do curso, esteve o uso de tecnologias para enfrentamento ao desmatamento ilegal, uma das pautas centrais do Acordo de Cooperação firmado entre a Atricon, o MapBiomas e a Transparência Internacional Brasil em 2021. O presidente do CNPGC, Henrique Pandin, ressalta o papel do controle externo frente as questões ambientais na reportagem.
No último ano, ferramentas tecnológicas para a área ambiental também foram tema de uma das oficinas do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, com a apresentação dos projetos MapBiomas e Diário do Clima, que possibilita acesso a informações disponíveis em diários oficiais sobre políticas ambientais nos municípios brasileiros.