Cartilha aborda assédio moral e sexual nos tribunais de contas

O Instituto Rui Barbosa (IRB) produziu cartilha de conscientização e combate ao assédio moral e sexual nos tribunais de contas. A publicação, disponível no site do IRB, é o resultado de uma pesquisa pioneira sobre o tema realizada pelo Instituto para incentivar a luta contra essa prática abusiva no ambiente de trabalho.

A cartilha trata dos danos causados pelo assédio tanto à pessoa assediada quanto à própria instituição, orienta sobre como proceder diante de uma situação de assédio e apresenta algumas ações que os tribunais de contas podem realizar para prevenção da prática.

O trabalho foi coordenado pelo conselheiro Durval Ângelo Andrade (TCE-MG) ainda no ano passado. De acordo com o então presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE-PR), atual vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, a cartilha apresenta as boas práticas para o combate à violência laboral e reafirma, mais uma vez, o compromisso do IRB com o desenvolvimento das atividades do sistema de contas brasileiro. O prefácio é assinado pelo ex-presidente da Atricon, Fábio Túlio Filgueiras Nogueira.