Célio Wanderley é empossado pela primeira vez presidente do TCE-RR

O conselheiro Célio Wanderley, de 66 anos, tomou posse pela primeira vez como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) para o biênio 2023/2024, na manhã desta quarta-feira (4), no Fórum Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista.

Wanderley assinou o termo de posse e leu o juramento em que promete desempenhar com independência os deveres do cargo e cumprir as constituições estadual e federal, e leis vigentes, além do regimento interno da Corte.

Após o ato, ele trocou de cadeira com o agora ex-presidente do TCE, Manoel Dantas, e empossou os novos membros da diretoria, que procederam com o mesmo ato de assinar os termos de posse.

Dantas passará a presidir a Escola de Contas na nova diretora, também composta pelo vice-presidente Brito Bezerra, pelo ouvidor Joaquim Pinto Souto Maior Neto e pelo corregedor Bismarck Dias de Azevedo, reeleito para o mesmo cargo.

“Tudo farei para conduzir o tribunal junto com meus pares de forma respeitável”, discursou o novo presidente do TCE. “Termino o discurso com uma fala de Santo Agostinho: ‘não basta fazer coisa boa, é preciso fazer o bem, façamos sempre o bem, façamos sempre bem”.

Em seu discurso de despedida da presidência, o conselheiro Manoel Dantas destacou a evolução tecnológica dos tribunais de contas brasileiros no fortalecimento da fiscalização da coisa pública, refletiu sobre a influência dessa fiscalização dos atos públicos, e agradeceu aos colegas conselheiros e aos servidores do TCE pela parceria e suporte necessário “para superar limitações e alcançar resultados significativos”.

Além disso, Dantas destacou “dever cumprido” e contentamento com o apreço recebido enquanto presidiu a Corte em sete ocasiões, que somam 13 anos de presidência.

Autoridades na cerimônia
Além dos conselheiros de Contas, o evento reuniu autoridades locais como o governador Antonio Denarium (Progressistas) e o vice Edilson Damião (Republicanos), o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, o primeiro-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania), o senador Mecias de Jesus (Republicanos), o deputado federal eleito Pastor Diniz (União Brasil), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) e o vice Cássio Gomes (MDB), o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (Solidariedade), além da procuradora-geral do Ministério Público de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro, do procurador-geral de Contas, Paulo Sérgio Sousa, e do defensor público geral, Oleno Matos.

Quem é o novo presidente
Célio Rodrigues Wanderley nasceu em Boa Vista, no dia 28 de junho de 1956, e pertence a uma tradicional família de fazendeiros. O conselheiro é casado com Jane Rocha Wanderley e pai de três filhos. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Médico ginecologista, Wanderley atuou no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, onde ganhou prestígio popular que o ajudou a se eleger deputado estadual constituinte em 1991. Ele foi reeleito para exercer os cinco mandatos consecutivos seguintes até 2013.

Naquele ano, teve o nome aprovado para ser o novo conselheiro vitalício do TCE-RR, assumindo a vaga deixada por Reinaldo Neves, que se aposentou na época. Desde que ingressou na Corte de Contas, Célio Wanderley ocupou os cargos de presidente da Escola de Contas por duas vezes e de ouvidor.

Fonte: TCE-RR