Com participação da Atricon, Seminário do BID sobre a fiscalização de projetos está com inscrições abertas

Representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participarão da edição 2025 do Seminário Anual para Entidades de Fiscalização Superior, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília, entre os dias 8 e 10 de outubro. O encontro reunirá dirigentes do BID, membros de Tribunais de Contas e auditores de controle externo que atuam na fiscalização de contratos de operações financiadas, total ou parcialmente, com recursos do banco, voltados à execução de obras de infraestrutura ou projetos de interesse social. Servidores públicos de órgãos de controle interessados nos temas abordados também podem se inscrever. O seminário será realizado presencialmente na sede do BID, em Brasília, com transmissão online pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

A programação do evento, sujeita à alterações, contará com representantes da Atricon e de Tribunais de Contas em dois painéis temáticos voltados ao relacionamento dos órgãos de controle com a sociedade, à inovação e ao uso de tecnologias nas ações de fiscalização.

No dia 10 de outubro, às 9h15, será realizado o painel “Projetos Reporta+ e Comunica – inovação no relacionamento com o cidadão”, com a condução do vice-presidente Executivo da Atricon, Joaquim Castro, e do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola. A apresentação pretende abordar duas iniciativas nacionais apoiadas pelo BID: o Reporta+, voltado ao letramento institucional, e o Comunica, focado na melhoria das práticas de comunicação dos órgãos de controle. Ambas as ações têm como objetivo fortalecer o diálogo entre os Tribunais de Contas e a sociedade, demonstrando como a inovação, a transparência e a participação cidadã podem ampliar a legitimidade e a efetividade da atuação fiscalizadora.

Na sequência, às 10h45, será realizado o painel “Uso de novas tecnologias nas fiscalizações”, com a participação do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP, Fábio Correa Xavier, e do secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do Tribunal de Contas da União (TCU), Rainério Leite. O debate trará experiências que envolvem o uso de inteligência artificial e automação robótica no apoio às atividades de fiscalização, destacando como essas ferramentas têm sido aplicadas para ampliar a capacidade de análise de grandes volumes de dados, otimizar auditorias, identificar riscos e fortalecer a atuação preventiva dos Tribunais. Também serão discutidos os desafios éticos, técnicos e institucionais para a adoção sustentável dessas tecnologias.

Atualmente, 17 Tribunais de Contas brasileiros acompanham projetos financiados pelo BID, com o objetivo de promover a fiscalização simultânea à execução dos contratos e assegurar a correta aplicação dos recursos. A parceria entre o BID e os Tribunais de Contas, com o apoio da Atricon, busca garantir que os projetos sejam fiscalizados de forma integrada desde sua implementação, prevenindo possíveis irregularidades e promovendo maior transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.