Começa oficina de Planejamento Estratégico 2016-2020 do TCE Ceará

unnamed“Precisamos saber como estamos e onde queremos chegar, qual é o objetivo dessa instituição e os meios para alcançarmos o ideal. O TCE tem que ser célere, efetivo e inovador, o Tribunal do século XXI. Os desafios são enormes, mas temos competência para alcançarmos os objetivos.” As palavras foram pronunciadas pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, na abertura da oficina de Planejamento Estratégico 2016-2020, nesta sexta-feira (24/6), no auditório do Edifício 5 de Outubro.

O Presidente ressaltou seu apoio ao Planejamento Estratégico e desejou um bom trabalho aos participantes. “Somos guardiões dos recursos públicos e não podemos ser tímidos nesse exercício. Precisamos ser firmes em nosso propósito e isso não se confunde com arrogância, porque  dialogamos com os órgãos. Somos independentes, mas não autossuficientes.”

A coordenação dos trabalhos está sendo feita pela Assessoria de Planejamento e Gestão. “Vamos rever iniciativas, projetos e metas. Como instituição pública, precisamos dar retorno à sociedade. Serão três longos dias de trabalho, porém tenho certeza que conseguiremos alcançar os resultados”, destacou o assessor Glinton Ferreira.

O facilitador, Fábio Araújo Pinheiro, da Parceria Consultores Associados, questionou: “quem aqui quer estar amanhã pior do que hoje? Faz parte das nossas vidas estarmos amanhã melhores do que hoje. Portanto também queremos o mesmo para as nossas organizações. Será uma longa jornada, mas podemos fazer da melhor forma possível. Vamos descobrir qual legado queremos construir até 2020 sem esquecer do legado que construímos até agora”, motivou Fábio Araújo.

Os participantes foram divididos em quatro grupos e as discussões são feitas em salas dos 2º e 4º andares do Edifício 5 de Outubro. As consolidações e dinâmicas acontecem sempre em plenária, no Auditório. Todos assistiram ao vídeo sobre os três ciclos do Planejamento Estratégico:

1º Ciclo: 2004/2009 – conduzido pela servidora Amélia Cavalcante;

2º Ciclo: 2010/2015 – conduzido pelo servidor Auriço Oliveira;

3º Ciclo: 2016/2020 – conduzido pelo servidor Glinton Ferreira.

No primeiro dia, as equipes fizeram uma revisão da identidade organizacional, estabelecendo  negócio, missão, visão do futuro e valores do Tribunal. Para a analista de Controle Externo, Delinda Almeida, planejar ajuda a ter segurança nas ações a serem executadas. “Participar desse momento é um privilégio e uma oportunidade de contribuir um pouco com minha experiência para tentarmos construir um Tribunal de excelência ao longo dos próximos cinco anos”.

O workshop prossegue nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, quando serão definidos indicadores, metas e projetos estratégicos 2016-2020.