Comissão do MMD define atividades

O presidente Fábio Nogueira abriu a reunião da Comissão de Coordenação do Marco de Medição dos Tribunais de Contas – MMD-TC, que acontece na sede do TCE-SP, quando salientou a importância da ferramenta para o aprimoramento do Sistema e quanto a missão é desafiadora, “exigindo esforço, energia e dedicação não apenas dos que traçam a metodologia, mas, de todos quanto estão motivados a promover as transformações que a cidadania exige do controle externo”.

Na Comissão de Coordenação do MMD-TC estão representantes de Tribunais de Contas das diversas regiões do Brasil, a ideia do presidente Fábio Nogueira, quando editou a Portaria Atricon Nº 11/2018 promovendo essa ampliação, além de promover uma melhor interatividade entre as Cortes, foi possibilitar a identificação das peculiaridades regionais, dentre outros aspectos, com base nas demandas sociais.

A Comissão é essencialmente integrada por Auditores de Controle Externo, sob a supervisão do presidente Fábio Nogueira (TCE-PB); coordenação do Conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES); coordenação técnica do Conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO); e coordenação técnica do conselheiro Substituto Jaylson Fabianh Lopes Campelo (TCE-PI).

A reunião acontece no TCE-SP nesta quarta-feira (25) e se estenderá até amanhã, com uma pauta que trata de diversas questões, sobretudo, no que concerne à melhoria da ferramenta, o que, na aviação do Conselheiro Edilson Silva, é fundamental para o futuro dos Tribunais de Contas, que têm empreendido passos importantes no aperfeiçoamento das suas ações, fundamentalmente, graças ao MMD-TC.

Boas práticas – um dos assuntos tratados neste primeiro dia de reunião foi a realização do I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo, que será sediado em Cuiabá (MT), nos dias 3 e 4 de setembro. Serão compartilhadas experiências exitosas de diversas Cortes brasileiras, foram selecionadas 65 práticas já consolidadas, todas em consonância com o MMD-TC.

Release Atricon, em 25 de julho de 2018.