Comitê de Comunicação define pauta para atuação do grupo

Os integrantes do Comitê de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas realizaram a primeira reunião virtual de trabalho na manhã desta quarta-feira (3/06). O grupo objetiva propor e executar ações a partir da identificação de boas práticas de controle externo desenvolvidas pelas Cortes de Contas.

O Comitê tem a supervisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola, a coordenação do jornalista Marco Antônio Sabino e o apoio da assessora de Comunicação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), jornalista Ridismar Moraes. A criação do grupo é uma iniciativa da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O presidente Fábio Nogueira é um entusiasta da iniciativa e acredita que o comitê terá um olhar clínico para identificar notícias, “dentre as abundantemente produzidas pelas assessorias” e divulgadas nos veículos de comunicação nos Estados, que poderão repercutir nacionalmente. Ele ressaltou que é uma excelente oportunidade de aproximar os Tribunais de Contas da sociedade brasileira e dar visibilidade ao “imperioso papel constitucional e republicano” dessas Cortes.

O coordenador do Comitê, Marco Sabino, concorda com essa perspectiva. Para o jornalista, além da divulgação dos resultados gerados pelos Tribunais de Contas, podem ser mapeadas as informações por eles custodiadas e que podem ser úteis à população. “A intenção é reunir as assessorias de comunicação e debater de que forma os assuntos podem ganhar ainda mais relevância junto a sociedade”, disse.

No encontro, o supervisor do grupo, conselheiro Cezar Miola, destacou que movimento conjunto das entidades para criar o Comitê é significativo e demonstra unidade na busca pela melhoria nos processos de comunicação do Sistema Tribunais de Contas.

Os demais integrantes do Comitê, que representam todas as regiões do Brasil, são Antônio Remígio Filho (TCE-PA, região Norte), Kelly Cristina Caixeta de Castro, (TCE-CE, Nordeste), Heloísa Rodrigues de Lima (TCE-GO, CENTRO-OESTE); Maria da Graça Paes Leme Saldanha (TCM-RJ, Sudeste); Nilson Pohl (TCE-PR, Sul); e Priscila Oliveira (Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa).

As reuniões serão semanais, todas as segundas-feiras, às 11h.  Haverá um processo de rodízio nas representações regionais do Comitê; há uma previsão de substituição dos membros há cada três meses – ver Portaria Conjunta nº 05/2020. De acordo com o coordenador do grupo, a rotatividade amplia a representatividade e permite que as ações definidas sejam desenvolvidas de forma ágil, com resultados em um curto espaço de tempo.

Texto: Priscila Oliveira e Ridismar Moraes