O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, recebeu da Câmara dos Deputados a Medalha Amigo da Primeira Infância. A homenagem ocorreu, nesta quarta-feira (05), em solenidade realizada no Salão Nobre da Casa Parlamentar.
Cezar Miola agradeceu a honraria e afirmou ser necessário que o controle externo olhe para a dimensão qualitativa da matéria. “Precisamos olhar para a dimensão das políticas públicas. No caso da educação, se todos os meninos e meninas estão nas escolas, na idade certa e aprendendo”, frizou, lembrando que os Tribunais de Contas são aliados nesse processo de indução das melhorias das políticas públicas e da garantia do direito fundamental à educação.
>> Acesse aqui um resumo das iniciativas desenvolvidas por Cezar Miola na área.
O conselheiro aproveitou a ocasião para chamar atenção para a necessidade de se intensificar a educação ambiental. “Tomamos conhecimento de que, assim como o enfrentamento ao racismo estrutural precisa passar pela educação antiracista, assim também a educação ambiental precisa ser materializada”, defendeu.
Por fim, como gaúcho, Cezar Miola agradeceu a atenção e solidaridade de todos os brasileiros perante à catástrofe climática no Rio Grande do Sul. “Temos de agradecer todos os esforços, em especial a destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente”, afirmou. “Tenho certeza de que esses recursos vão amenizar os impactos dessa tragédia em nossos meninos e meninas”, disse.
Sobre a medalha
A medalha é uma honraria concedida a pessoas ou instituições que contribuem ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos relacionados à Primeira Infância. A indicação para receber a medalha foi dos deputados Fernanda Melchionna (RS) e Lucas Ramos (PE).
Além do vice-presidente da Atricon, foram homenageados o Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre (RS); a entidade “Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas”, de Criciúma (SC); o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, do Rio de Janeiro (RJ); e a deputada distrital Paula Belmonte, de Brasília (DF).