Conselheiro Cláudio Emerenciano se despede do TCE-RN

A sessão do Pleno desta quinta-feira, 06/11, no Tribunal de Contas do Estado, foi marcada pela despedida do conselheiro em substituição Cláudio Emerenciano, que deixa o cargo em decorrência da aposentadoria. Logo no início, o Presidente do TCE, Paulo Roberto Alves destacou o seu preparo intelectual, dedicação e amor demonstrado ao Tribunal.  “Às vezes demonstrava certa inquietude, ansiedade em querer resolver as coisas, sempre pensando no bem desta Casa”, ressaltou, dizendo que a Casa sempre estaria aberta para seus conselhos,

A palavra foi facultada aos demais presentes.  O conselheiro Poti Junior destacou os 26 anos de dedicação ao TCE, enfatizando a forma como contribuiu para o engrandecimento da instituição. O conselheiro Thompson Fernandes lembrou do professor e amigo. “Aprendi muito com seus ensinamentos. Das suas qualidades, destaco seu comportamento no ambiente de trabalho, é uma pessoa que agrega, está sempre alegre, faz o bem. Isso é importante no dia-a-dia”.
O conselheiro Gilberto Jales citou uma passagem bíblica “Vós sois o sal da terra”, buscando fazer uma analogia com a trajetória de Cláudio Emerenciano que, como o sal que modifica o sabor dos alimentos, e muitas vezes você não vê, assim também são as pessoas, com a sua presença, seus toques, exemplos que são marcantes e ficam. A conselheira Adélia Sales destacou como seu traço marcante a solidariedade, a cultura literária, a sensatez e o equilíbrio. O procurador do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres, desejou votos de sucesso, paz e tranquilidade. “Aproveite para descansar, sem esquecer de produzir intelectualmente”.
Emocionado, Cláudio Emerenciano agradeceu a todos. “as palavras não somente me emocionaram, mas concorreram para renovar dentro de mim algo sobre a saudade. Para mim saudade remete a permanência, a tudo quanto eu acalento de cada um de vós. Levo a presença, a permanência dos laços que nós criamos mutuamente”, disse, lembrando de personalidades marcantes com quem conviveu na Corte de Contas, como José Gobat Alves, Múcio Vilar Ribeiro Dantas, José Fernandes de Queiroz e Nélio Dias. Agradeceu a todos os servidores da Casa, sobretudo a equipe com quem trabalhou durante anos e, finalizando. Também citou a Bíblia, lembrando-se das palavras de Cristo, em um diálogo com um dos seus apóstolos: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”.