Conselheiros participam de programa da Fundação Lemann em Oxford

Os conselheiros dos Tribunais de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), de Minas Gerais (TCE-MG), Rio Grande do Sul (TCE-RS) e São Paulo (TCE-SP), Carlos Ranna, Sebastião Helvécio, Cezar Miola e Sidney Beraldo, foram convidados pela Fundação Lemann para participar de um curso sobre gestão pública na Universidade de Oxford, na Inglaterra. O encontro reúne governadores eleitos, autoridades, políticos de vários partidos, empresários e especialistas. O objetivo do curso é discutir, entre outras temáticas, a formação de equipes técnicas para a elaboração de estratégias para melhorar a oferta de serviços públicos à população.

Para o conselheiro do TCE-RS e presidente do Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), Cezar Miola, o encontro oferece a oportunidade de conhecer, discutir e avaliar temas ligados à gestão de pessoas nas organizações governamentais e à obtenção de melhores resultados na política pública da educação. “Experiências exitosas, inclusive de outros países, podem ajudar a aperfeiçoar os processos: replicar boas práticas é medida inteligente e racional”, disse.

Uma dos cases a serem apresentados é o do Governo do Espírito Santo, único Estado brasileiro que apresenta nota A no ranking do Tesouro Nacional e o que apresenta os melhores indicadores fiscais. As despesas são custeadas pela Fundação Lemann. A entidade não divulga a lista dos participantes.

O conselheiro do TCE-ES, Carlos Ranna, também representa a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), como vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da entidade.  O evento, que iniciou no último domingo (25), termina na sexta-feira (30).

O curso tem o apoio da Fundação Brava e da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, conhecida como um dos principais centros de estudo em gestão pública do mundo. O evento conta com relatos de experiências internacionais trazidos por especialistas como Dustin Brown, diretor de Administração da Secretaria da Fazenda do Gabinete da Presidência dos Estados Unidos, e Thomas Shannon, subsecretário de Estado para Assuntos Políticos que coordenou a transição governamental Obama-Trump.

Colaboração Assessoria TCE-RS/*Com informações do jornal O Estado de São Paulo.