Conteúdo Digital dos processos do TCE Ceará é aberto para consulta

Desburocratização e transparência. A partir de agora, todo o Conteúdo Digital com documentos de processos do controle externo que tramitam no Tribunal de Contas do Estado do Ceará pode ser acessado via portal institucional mesmo antes de ir a julgamento. A determinação é do presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, e contou com a aprovação do colegiado da Corte de Contas.

A iniciativa do TCE Ceará, desenvolvida em parceria pela Secretaria de Serviços Processuais (SSP) e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), visa dar ainda mais celeridade à análise e consultas das partes e ainda minimiza custos. Até março, a consulta às peças processuais só estava disponível para as partes envolvidas nos processos, de forma presencial e formalmente, após o primeiro julgamento.

O Conteúdo Digital dos processos pode ser consultado através do portal institucional da Corte, no menu Cidadão -> Consulta de Processos ou utilizando a ferramenta de busca Contexto, desenvolvida internamente pela Secretaria de Tecnologia da Informação. Continua vedado o acesso a processos sigilosos.

“A disponibilização do Conteúdo Digital dos processos é mais um grande passo que o Tribunal dá rumo à celeridade na análise e tramitação de processos, à maior transparência de suas ações e à redução de custos. Os benefícios são grandes para o Tribunal, para os jurisdicionados e para toda a sociedade”, destacou o presidente Valdomiro Távora.

De acordo com o secretário de Serviços Processuais, Fernando Diogo, com a redução no atendimento presencial, os esforços serão intensificados para a resolução das demandas que chegam por mensagens, tanto de comunicações sobre andamento de processos quanto para envio de notificações.

Essa iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará, além da contemplar a celeridade, transparência e efetividade das ações da Corte, leva em consideração a necessidade de reduzir as possibilidades de contágio do novo Coronavírus.

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4066-conteudo-digital-dos-processos-do-tce-ceara-e-aberto-para-consulta