Covid-19: monitoramento da vacinação é discutido pelo Comitê de Comunicação

Captura de tela – durante reunião do Comitê de Comunicação.

Coordenado pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), o Comitê de Comunicação dos Tribunais de Contas recebeu, na reunião desta segunda-feira (05/04), os presidentes Fábio Nogueira (Atricon) e Joaquim de Castro (CNPTC) para uma apresentação do hotsite de monitoramento das ações de vacinação contra a COVID-19 no Brasil. As explicações técnicas couberam a Priscila Borges – coordenadora da assessoria do CNPTC e da iniciativa – e a Lisandra Hardy do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-MT, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

Fábio Nogueira elogiou o hotsite e disse que a iniciativa se inclui entre as diversas ferramentas que os Tribunais de Contas colocam à disposição da sociedade brasileira, para o exercício do controle social, além daquelas que executa na fiscalização dos recursos públicos, para assegurar a efetividade da gestão.  “Temos nos esmerado em ações e ferramentas que possam contribuir para a minimização dos problemas causados pela Covid-19 e não mediremos esforços para alcançar êxito”, ressaltou.

O conselheiro Joaquim Castro também falou do relevante interesse social da ferramenta para o controle social, o que será possível por meio do acesso a uma gama de informações como: mapeamento, planejamento e execução do programa de vacinação no Brasil. O presidente do CNPTC elogiou e ressaltou a importante da adesão e contribuição dos Tribunais de Contas para o êxito do trabalho.

O hotsite, cujo propósito principal é mapear o planejamento e a execução da imunização nos municípios do Brasil, além de possibilitar a transparência dos planos de vacinação e o compartilhamento de ações entre os TCs, já está acessível – porém ainda não finalizado – e o lançamento oficial acontecerá nos próximos dias.

Clique aqui para acessar as informações já disponibilizadas pelos Tribunais de Contas.

Captura de tela – durante apresentação do hotsite.
Captura de tela – durante apresentação do hotsite.
Captura de tela – durante apresentação do hotsite.
Captura de tela – durante apresentação do hotsite.

Sobre a atuação do Comitê – O conselheiro Cezar Miola, Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, iniciou a reunião explicando sobre a dinâmica do Comitê de Comunicação que, nesta segunda-feira, recebeu o terceiro grupo de representantes regionais – a cada três meses acontece um rodízio dessa representação. Esse grupo se reúne semanalmente e para fazer um balanço acerca das atividades dos TCs – refletir sobre a dimensão do trabalho – e produzir pauta para a imprensa, uma atividade executada pelos jornalistas Marco Sabino e Alexssander Sores.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), 5 de abril de 2021.