CTE-IRB participa de audiência pública no Senado para discutir a oferta de ensino durante a pandemia

O presidente do Comitê Técnico da Educação do instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, participou, na manhã desta quinta-feira (9), da 19ª Reunião Remota da Comissão Mista do Senado que fiscaliza as ações do governo de enfrentamento à crise decorrente da pandemia de covid-19. Também participaram da reunião Josué Modesto, secretário de Educação de Sergipe, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Em resposta aos parlamentares, Cezar Miola destacou os eixos estruturantes da política pública da educação. “O Plano Nacional de Educação corre riscos de ter grande parte de suas metas não cumpridas por falta de investimentos e se tornar uma mera carta de intenções, levando esses instrumentos a um possível descrédito perante a sociedade”, disse. O presidente complementou ainda que a melhoria da gestão e da governança e o incremento de recursos são essenciais para a oferta de ensino de qualidade. Nesse sentido, ressaltou a importância da aprovação do novo Fundeb, e do apoio financeiro da União, sobretudo para viabilizar a plena inclusão tecnológica, imprescindível nesse novo cenário da educação.

Durante o encontro virtual, Cezar Miola apresentou as principais ações desenvolvidas pelo CTE-IRB em conjunto com os Tribunais de Contas. A Comissão Mista é presidida pelo senador Confúcio Moura, com o Deputado Francisco Jr. na relatoria. Tem entre seus integrantes os senadores Eliziane Gama, Randolfe Rodrigues e Esperidião Amin.

Texto: Priscila Oliveira