CTE-IRB participa de projeto para melhorar os índices de educação no Marajó

O Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) acompanha e apoia as atividades do Projeto Marajó, desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), que pretende melhorar os indicadores na área da educação nos Municípios do arquipélago paraense. A região concentra localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado.

Na última quarta-feira (16), durante a segunda reunião online, representantes do CTE-IRB apresentaram experiências que estão sendo desenvolvidas em outros Estados na área da educação, como aquelas em conjunto com o Instituto Articule e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) para os representantes do TCM-PA.

No encontro, a presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti relatou as  experiências dos Gabinetes de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação (Gaepes), em conjunto com o conselheiro do Fabrício Motta (TCM-GO) e  o auditor Bruno Piana (TCE-RO). O conselheiro substituto Gerson Sicca (TCE-SC) detalhou as contribuições do Comitê na elaboração do protocolo de retorno às aulas no Estado de Mato Grosso do Sul. Na mesma oportunidade, o diretor executivo do Iede, Ernesto Faria, expôs os resultados do estudo Educação que Faz a Diferença, lançado em 2020.

Membros e técnicos do TCM-PA abordaram diversos aspectos relacionados ao projeto, com ênfase na sua transversalidade e na prioridade e ser dedicada à educação.

A partir do encontro, foi formada uma comissão para avaliar as iniciativas que deverão ser adotadas, como a realização de diagnósticos, planejamentos e ações de controle e fiscalização.

O encontro foi coordenado pelo conselheiro do TCM-PA, Cezar Colares, com a participação do presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

Texto: Priscila Oliveira