CTE-IRB participa do III Simpósio Nacional de Educação

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, participou da abertura do III Simpósio Nacional da Educação (III SINED), nesta terça-feira (16), com a palestra “A atuação dos Tribunais de Contas pela concretização do direito fundamental à educação”. O evento online, que tem como tema “Evidências que contam, ações que transformam”, acontece até o dia 18 de março de 2021.

Durante o encontro, o presidente do CTE-IRB destacou que a gestão e a governança na área da educação precisam ser aperfeiçoadas. “Os investimentos que hoje fazemos podem, com certeza, render melhores resultados. E não há nada de excludente: defendemos mecanismos seguros e suficientes de financiamento, que devem se conciliar com o aperfeiçoamento da gestão administrativa e pedagógica, acompanhados de metas e de indicadores”.

Cezar Miola citou dados da pesquisa do IBGE que aponta a evasão e o abandono escolar de 1,4 milhão de crianças e jovens. “A esses, somam-se outros 4,1 milhões que afirmaram frequentar a escola, mesmo sem ter tido acesso a atividades nesse período de isolamento social. Assim, estima-se que mais de 5,5 milhões de crianças e adolescentes tiveram seu direito à educação negado em 2020”.

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), um dos realizadores do Simpósio, Paulo Curi Neto, o objetivo do III SINED é mobilizar gestores públicos, lideranças e profissionais da educação, a fim de se estabelecer um compromisso com a priorização de ações concretas que promovam aprendizagem de qualidade e contribuam para a redução da desigualdade educacional. O primeiro dia do encontro foi acompanhado por aproximadamente 600 pessoas.

Entre os painelistas estiveram o doutor em Estatística pela University of Wisconsin e pós-doutor em Educação pela University of Michigan, José Francisco Soares; a presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti; a presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

O encontro é promovido pela Escola Superior de Contas (ESCon) em parceria com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), o Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o CTE, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas (Ampcon).
Assista o primeiro dia do III SINED em https://www.youtube.com/watch?v=N1v1vd6xK0g

Texto: Priscila Oliveira