Dados sobre o quadro de pessoal do Estado disponíveis no site do TCE-GO

Plataforma mostra de forma simplificada e atraente quantitativos informados

pelos órgãos estaduais e possibilita diversos tipos de comparativos

O Estado de Goiás possui atualmente 101.374 servidores ativos, 60.188 inativos e 12.822 pensionistas. Essa é uma das informações que podem ser facilmente consultadas no site do Tribunal de Contas do Estado, por meio do Observatório do Cidadão, seção Quadro de Pessoal do Estado. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Serviço de Informações Estratégicas em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação do TCE-GO, buscando dar maior transparência aos dados sob sua custódia.

A plataforma reproduz as informações constantes no Relatório do Artigo 30 da Constituição Estadual, que determina à administração pública a divulgação do número total de servidores e empregados públicos. O TCE-GO recebe trimestralmente essas informações e as consolida por meio de publicação no seu Diário Eletrônico de Contas e desde o final do ano passado, também, no Observatório do Cidadão.

O diferencial da plataforma é a facilidade de compreensão, com gráficos comparativos, e a a possiblidade de interação do usuário que pode fazer suas pesquisas por meio de filtros, além de exportar as informações para outros formatos. É possível avaliar, por exemplo, a distribuição de servidores por poder ou por unidade administrativa.

Um dos gráficos mostra que do total do pessoal da ativa, 63% são do regime próprio (estatutários), 10% comissionados, 19% temporários e 8% empregados públicos. Outras informações relevantes expõem a evolução do quadro de pessoal e a inclusão e exclusão de servidores ao longo do tempo. O painel interativo contém a consolidação dos dados declarados pelos órgãos e entidades a partir de 2019.

O relatório completo do Artigo 30, relativo ao 1º trimestre de 2021, foi publicado na edição do dia 31/05/2021 no Diário Eletrônico de Contas e também traz informações acerca das despesas com pessoal e publicidade do Estado.

Leia também: TCE-GO divulga despesas com pessoal e publicidade do Estado

Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro