A Atricon e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) promovem, na próxima quinta-feira (6), o seminário “Educação: do controle social à fiscalização”. A conferência de abertura será proferida pela diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin. O diretor da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, Edilson Liberal, e o secretário de Educação do Paraná, Renato Féder, apresentarão alguns resultados do projeto Jovem no Controle. A iniciativa objetiva levar aos estudantes da rede estadual de ensino conteúdos sobre o controle social dos gastos públicos. A transmissão pode ser acompanhada no canal do TCE-PR no Youtube.
O evento, que será realizado no auditório do Tribunal, das 13h30 às 17h30, contará também com palestras de dois auditores do controle externo do Tribunal. Elizandro Brollo, coordenador de Auditorias, falará sobre as fiscalizações realizadas pela unidade na área da Educação, no âmbito do Plano Anual de Fiscalização (PAF). Eduardo Schnorr, gerente do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), apresentará a Nova Prestação de Contas Municipal, atualmente em implantação. Válida já a partir do exercício de 2022, a Nova PCA dos prefeitos paranaenses avaliará a execução das principais políticas públicas, inclusive na Educação.
O encontro em Curitiba vai encerrar o ciclo de cinco encontros regionais promovidos pela Atricon desde o final de agosto. Os demais foram realizados em Brasília (Centro-Oeste), São Paulo (Sudeste), Maceió (Nordeste) e Manaus (Norte).
Banco Mundial e Harvard
Cláudia Maria Costin é formada em Administração Pública, possui mestrado em Economia Aplicada à Administração e doutorado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas. Professora universitária em diversas instituições – como FGV, PUC-São Paulo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora na área da educação, ela foi ministra da Administração e Reforma do Estado de 1995 a 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Também foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo (de 2003 a 2005) e secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro (de 2009 a 2014), período em que a nota das escolas municipais na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu 22%. Atuou ainda no Banco Mundial e lecionou na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Fonte: TCE-PR