Educontas: Escolas de Contas em discussão

A 10ª edição do Educontas acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto, na sede do o Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O X Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do Brasil conta com a parceria da Atricon e este ano abordará a temática “O que a sociedade brasileira espera dos Tribunais de Contas e o papel das Escolas de Gestão e Contas”.

O presidente do TCMSP, Conselheiro João Antonio da Silva Filho, ao falar das suas expectativas em relação ao evento, disse que o Sistema Tribunais de Contas vive um momento de grande transformação. Segundo ele, está em andamento um processo de aperfeiçoamento em que as Escolas de Contas cumprem função primordial, seja na qualificação dos próprios quadros ou na preparação dos agentes públicos, “com iniciativas direcionadas à boa governança dos recursos públicos”, salientou.

De acordo com o presidente Fábio Nogueira, as Escolas de Contas exercem papel primordial na melhoria da gestão dos recursos públicos, porque “assumem o caráter pedagógico do Controle Externo”.  A promoção de discussões acerca dessa competência, está entre os principais objetivos do Educontas.

O evento também tem o propósito de fomentar o compartilhamento de boas práticas na gestão educacional e promover a difusão de conhecimentos e de tecnologias. O público alvo é formado por servidores e jurisdicionados dos Tribunais de Contas e a sociedade civil.

Serão abordados temas de grande interesse, como a “Crise fiscal e os impactos nas contas públicas”; “Participação política e renovação”; “Ética no setor público”; “Controle social nos Tribunais de Contas”, dentre outros.

As exposições e os debates estarão a cargo de especialistas e lideranças de grande expressão, como o economista Amir Khair; o ex-ministro da Controladoria-Geral da União Jorge Hage; a deputada federal Tabata Amaral (PDT); e os professores Sérgio Amadeu e Fernando José de Almeida, entre outras personalidades.

A programação pode ser conferida em https://educontas.tcm.sp.gov.br/. As inscrições também poderão ser efetuadas na página do evento.

ASCOM ATRICON (Ridismar Moraes), 8 de agosto de 2019.