O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, afirmou que os órgãos de controle precisam se aliar aos atores que trabalham a educação para mudar a realidade do país. A declaração foi feita, nesta quinta-feira (06), durante a abertura do Seminário Inovar Para Reconstruir a Educação Brasileira, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Caixa Econômica Federal.
O evento, realizado em Brasília, reuniu agentes públicos e representantes da iniciativa privada para debater o apoio ao projeto “Construção industrializada para obras escolares: inovar para reconstruir a educação brasileira”.
Ao mencionar a necessidade de se repensar os educação básica, Edilson Silva destacou ser necessário um avanço conjunto com ousadia, inovação e coragem. “Não se inova sem correr riscos. O modelo atual já serviu há um tempo, mas hoje não serve mais”, frizou. “Nesse período pós-pandemia, está mais que clara a necessidade de agilidade na ação governamental em seus três níveis”, disse.
Ao comentar sobre essa nova realidade, o presidente da Atricon lembrou a situação vivida pelo Rio Grande do Sul após as fortes chuvas que castigaram o Estado. “Não basta água e dinheiro por lá”, destacou. “Precisa ter ousadia e coragem para que os gestores possam reconstruir o Estado. E os órgãos de controle precisam atuar com orientação”, lembrou.
De acordo com dados do FNDE, 39 escolas foram completamente destruídas no Rio Grande do Sul e precisarão ser totalmente refeitas. “A diganidade do povo foi, literalmente, água a baixo. As crianças não podem esperar para retomarem suas vidas escolares e todos nós temos responsabilidades nisso”, concluiu.
objetivo mapear iniciativas do mercado para impulsionar a adoção e aprimoramento dessa abordagem inovadora na indústria da construção de escolas e creches e contribuir para identificar tendências nos sistemas construtivos.
O evento
O FNDE, em parceria com a Caixa, realizou chamamento público para reunir agentes que possam debater e apoiar o projeto “Construção industrializada para obras escolares: inovar para reconstruir a educação brasileira”.
O Seminário buscou identificar e promover boas práticas em projetos e obras educacionais em construção industrializada, visando reduzir a assimetria de informações entre o Governo Federal, os entes federativos e o setor privado, fomentando a troca de conhecimento e experiências para o aprimoramento da construção civil no contexto das redes públicas de educação básica.
O evento foi um ponto de partida para a expansão das opções de potenciais novos projetos, ampliando a diversidade do portfólio e o impacto do Plano de Ações Articuladas (PAR) em diversas realidades e oportunidades.