Entidades abrem o VII ENTC virtual com grande audiência

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (19/11) o VII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. Em formato virtual, em razão da obediência às normas sanitárias de distanciamento social, por conta da pandemia da COVID-19, o ENTC foi inaugurado, às 8h30 da manhã, com uma audiência de 850 participantes, com previsão de crescimento desse ao longo da programação.

Pautado no tema “O Tribunal de Contas Contemporâneo e o mundo pós-pandemia: mudanças no controle externo e interação com a sociedade” o ENTC é um evento realizado pela Atricon, em parceria com o IRB, a Abracom e a Audicon, com o apoio do CNPT e o patrocínio do Sebrae, a quem coube, na pessoa de Bruno Quick, diretor técnico do órgão, a primeira mensagem aos participantes.

Bruno Quick Sebrae exaltou a parceria com as entidades, como um fator importante na construção de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, em prol do desenvolvimento brasileiro.

Falou na sequência o presidente da Audicon, ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer. Ele ressaltou sua crença na capacidade do Controle Externos “somos craques em superar adversidades”.

O presidente da Abracom, Thiers Montebello (TCMRJ), destacou que a união vivida entre as entidades que representam o Sistema Tribunais de Contas tem rendido profícuos resultados. Ele citou o VII ENTC como espelho dessa situação. “Mesmo diante de um cenário adverso, tenho certeza no absoluto êxito deste evento”.

O conselheiro Ivan Bonilha (TCE-PR), presidente do IRB, salientou os Tribunais de Contas têm realçado a importância do seu papel institucional nesses tempos de pandemia. De acordo com ele, as Cortes de Contas brasileiras não tardaram em adequar suas ações às novas necessidades.

O CNPTC oferece apoio ao evento e foi nessa linha que o presidente Joaquim de Castro (TCMGO) se manifestou. “Durante todo o tempo, temos buscado apoiar os presidentes e as entidades irmãs, com sugestões e suporte institucional para a atuação dos TCs, nesses tempos de pandemia, possam empreender suas ações satisfatoriamente”.

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro José Mucio, falou de “um tempo novo”, em que o inevitável está para acontecer. “Sabíamos que um dia viraríamos a página, não de forma tão agressiva, mas era previsível”. De acordo com ele, o TCU vinha se preparando, “graças a equipe exemplar de servidores, o TCU modificou sua sistemática de trabalho, concentrando atividades na tecnologia”. Foi uma arrumação para “caminhar no novo caminho”.

A mensagem do presidente da Atricon, Fábio Nogueira (TCE-PB) seguiu na linha do otimismo, na esperança de que toda a turbulência provocada pela COVID-19 se transforme em empatia, em solidariedade, em cooperação entre os povos.

Para ele, o formato online manteve a importância e a revelou ainda mais necessária a discussão sobre o Tribunal de Contas Contemporâneo e o mundo pós-pandemia: mudanças no Controle Externo e interação com a sociedade. “O ENTC preservou as nossas motivações e fortaleceu a nossa união”, refletiu.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 19 de novembro de 2020.