Entidades de controle externo lançam diretrizes para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos


Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.

Uma nota da Atricon recomenda aos Tribunais de Contas brasileiros a adoção de princípios e regras da Lei do Governo Digital. A entidade propõe que os órgãos de controle estimulem a administração pública a aderir às práticas.

As recomendações visam promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação a partir da aplicação da inteligência de dados, atendendo aos princípios da eficiência e da eficácia. Entre as propostas da nota, estão, por exemplo: a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais; a disponibilização, em plataforma única, do acesso a informações e serviços; a transparência na execução dos serviços públicos e o monitoramento de sua qualidade, além do estímulo a ações educativas sobre tecnologia.

Ao seguirem as recomendações, os Tribunais de Contas estimulam o uso de técnicas modernas e da ciência de dados, o que pode ajudar no planejamento, na identificação tempestiva, preventiva e automatizada de riscos e de indícios de irregularidades.

Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.