Equipe da Atricon visita Alagoas na avaliação dos Tribunais de Contas do país

O Tribunal de Contas de Alagoas recebeu nesta quinta-feira (14) uma equipe da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) responsável por um levantamento avaliativo das atuações dos TCs no sentido de observar avanços e propor melhorias e aprimoramento dos serviços prestados por essas instituições e da sua relação com à sociedade. O levantamento está sendo feito em todos os Tribunais de Contas do país.

Em nome da presidente Rosa Albuquerque e dos demais conselheiros do TCE-AL, a equipe da Atricon foi recebida pela diretora geral, Celina Bravo e elo diretor de Gabinete, Marcos Joel, junto com outros diretores, que se prontificaram em atender e prestar todas as informações necessárias para a avaliação de cada setor.

Após as apresentações, o grupo se reuniu com o auditor Sérgio Marciel, que já vinha trabalhando no levantamento de dados e informações, dentro do TCE-AL, para esse processo avaliativo.

A pesquisa leva em conta detalhes como a composição e organização institucional, as metodologias e resultados das auditorias, a transparência, a relação com a sociedade, passando pelas estratégias de desenvolvimento e gestão de pessoas, comunicação e tecnologia da informação, entre outros itens.

O estudo vai compor o diagnóstico interno anual da Atricon sobre a atuação dos Tribunais de Contas, mapeando os avanços e aspectos onde a prestação de serviços precisa melhorar.

A equipe da Atricon ainda permanece em Maceió durante esta sexta-feira.