Escola de Contas do TCMSP promove ciclo de debates para repensar a Educação em seus desafios atuais e dilemas futuros

Para lançar luz sobre os desafios educacionais num contexto de pandemia e projetar cenários futuros da atuação docente e de políticas públicas dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica, a Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promove o ciclo de debates “Perdas e desafios da Educação na pandemia”. Nos dias 11 e 18 de setembro, em ambiente virtual, gestores públicos e especialistas em Educação discutem os impactos da crise sanitária e alternativas possíveis para mitigar os danos nessa área profundamente afetada.

Os debates contam com duas mesas temáticas e três palestrantes convidados. No dia 11 de setembro, às 14h, a mesa “Aprendizagem” irá abordar os desafios encontrados a partir da diversidade de realidades educacionais. Entre as reflexões levantadas estão a perda na aprendizagem, protocolos de avaliação diagnóstica dos alunos, desafios e consequências da aprovação automática e a data de encerramento do ano letivo.

Participam dessa mesa a secretária adjunta de Educação do Município de São Paulo, Minea Fratelli; a doutora em Educação e professora universitária, Crislei Custódio; e Anna Cecília Simões, ex-gestora do CEU Butantã, em São Paulo e do CIEP Mestre André, no Rio de Janeiro. A mediação ficará a cargo de Samira Saleh, coordenadora de cursos da EGC.

Às 16h, a mesa “Lei de volta às aulas” trata dos desafios da norma que irá regulamentar o retorno do ensino presencial na capital paulista, aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo no dia 5 de agosto e que aguarda a sanção do prefeito Bruno Covas. Para debater o tema foram convidados o coordenador executivo da associação civil Ação Educativa/SP, Roberto Catelli; a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin; e Ernesto Martins Faria, diretor executivo do IEDE, centro de pesquisas que se debruça sobre números relacionados à Educação. Marian Bellamy, gestora pública da Prefeitura de São Paulo realiza a mediação dos debates.

No dia 18 de setembro as mesas têm como temas “Necessidades de inovações na Educação” e “O futuro que nos aguarda na Educação”. Entre os palestrantes convidados estão o secretário municipal da Educação de São Paulo, Bruno Caetano, e o ex-secretário da pasta, Alexandre Schneider.

Serviço: Ciclo de debates “Perdas e desafios da Educação na pandemia.

Dias 11 e 18 de setembro. Transmissão pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Dia 11/09 mesas temáticas: 14h – “Aprendizagem” e 16h – “Lei de volta às aulas”.

Dia 18/09 mesas temáticas: 14h – “Necessidades de Inovações na Educação” e 16h – “O Futuro que nos aguarda na Educação”.

Fonte: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/noticias/2454-ciclo-de-debates-repensa-a-educacao-em-seus-desafios-atuais-e-dilemas-futuros