Estratégias de comunicação no ambiente digital será tema de oficina no VIII ENTC

Estão abertas as inscrições para a oficina “Comunicação pública: estratégias no ambiente digital” que será realizada no dia 16 de novembro, às 13h30, durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC). O encontro é promovido pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC. A oficina terá a participação da jornalista e diretora da ABCPública, Aline Castro, e do publicitário e responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais, entre 2020 e 2022, Bito Teles, com mediação da assessora de comunicação da Atricon, Priscila Oliveira. A iniciativa é organizada pelo GT de Comunicação da Atricon.

Bito Teles é líder de estratégia da Brivia, tem 20 anos de carreira em comunicação digital, dez deles dedicados à comunicação pública. Com passagens por agências e grandes veículos de mídia, como UOL, iG, Estadão e Editora Abril, Teles foi responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais entre 2020 e 2022, e pela gestão e governança de conteúdo do portal do Ministério do Desenvolvimento Social. Como coordenador de Multimeios da Secretaria de Comunicação do STF, o publicitário coordenou as ações que resultaram na conquista do XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Social.

A jornalista Aline Castro é mestre em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Gestão Pública no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009, exerce o cargo de diretora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). É também diretora de comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) desde 2020. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e finalista no Troféu Mulher Imprensa 2020 na categoria Comunicação Pública. É criadora do Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência.


Priscila Oliveira é jornalista, mestre em Ciências Sociais e especialista em Direito e Políticas Públicas. Atua há 15 anos na área pública, com passagem pela redação do Grupo RBS. O VIII ENTC, que será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, terá como tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. Para participar das oficinas, os inscritos confirmados precisam reservar a vaga na área restrita do hotsite do evento (www.entc2022.com.br).


A programação do dia 16 de novembro prevê, até o momento, outras três oficinas: “Tribunais de Contas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”; “Resultados do Grupo de Trabalho da Atricon sobre igualdade de gênero”; e “Ferramentas tecnológicas para controle externo na área ambiental”. Durante o VIII ENTC também serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas e interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo.