Estudantes de Direito da Unifor visitam o TCE-CE durante aula de campo

Estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) visitaram o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e as dependências do Instituto Plácido Castelo (IPC), na tarde desta terça-feira (30/4). Os universitários foram recebidos pelo diretor-Presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo; pelo diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Francisco Otávio de Miranda Bezerra; e pela diretora executiva do IPC, Hilária Barreto; que deram as boas-vindas aos alunos e fizeram uma breve apresentação sobre o TCE e suas atribuições.

“Nossa missão é preparar os servidores e jurisdicionados para a correta aplicação dos recursos públicos, além dos trabalhos sociais, como é o programa Agente de Controle”, informou o Conselheiro-decano Alexandre Figueiredo. Para o diretor Francisco Otávio, é importante que “os alunos conheçam como funciona a Corte de Contas e o IPC, para que eles possam vivenciar na prática tudo aquilo que já aprenderam na teoria”.

O Secretário Geral, César Wagner Marques Barreto, fez uma pequena palestra sobre o funcionamento da Corte de Contas, das sessões do Pleno e das Câmaras, citou a estrutura organizacional do TCE e o papel do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas. Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional com as atividades exercidas pela Escola de Contas, o IPC.

Além do tour pelas dependências do TCE, os estudantes recebem informações institucionais. O ponto alto foi a visita ao Plenário durante a Sessão Ordinária da Corte de Contas, realizada sempre às terças-feiras, a partir das 15 horas. O presidente Valdomiro Távora elogiou a iniciativa do IPC e da Unifor ao realizar essa parceria e disse que o Tribunal está de portas abertas para quem quiser conhecer as ações realizadas na instituição. De acordo com Hilária Barreto, “o IPC, juntamente com as universidades, busca dar oportunidade aos alunos de conhecerem como rege a conduta dos Tribunais de Contas”.

A visita dos 60 universitários ao Tribunal é válida como atividade complementar. Os alunos do 1º ao 12º semestre da Unifor puderam se inscrever livremente para essa aula de campo. O trabalho foi acompanhado pela professora de Direito, Juliana Mamede. “As visitas técnicas contribuem bastante para a consolidação do conhecimento, formação e inserção no mercado de trabalho”, destacou Juliana Mamede.

Para os alunos, a atividade complementar é de bom proveito tanto para quem está ingressando agora no curso como para os formandos. “É um protejo bem interessante para quem está iniciando, como eu, saber diferenciar as  funções dos Tribunais de Contas dos Municípios, Estado e da União. Isso vai me ajudar a escolher a área que vou atuar no futuro”, disse a estudante do 1º semestre, Rebecca Lobo Borges.

“Me interessei pela visita para conhecer melhor as estruturas do TCE e do IPC. É interessante a proposta de promover a cidadania para integrar a sociedade e observar os gastos públicos”, afirmou George Albuquerque, aluno do 12º semestre. A visita dos estudantes do curso de Direito da Unifor foi encerrada com um coffee break no Instituto Plácido Castelo.

Leave a Reply