Estudantes de diversos municípios já estão participando das avaliações diagnósticas propostas pelo TCE-RO

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) vem implementando ações no sentido de melhorar os resultados educacionais das redes públicas municipais de ensino. Na última semana realizou o Encontro Técnico para Aplicação da Avaliação Diagnóstica, etapa fundamental para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem. 

Exibido pelo canal do YouTube do Tribunal de Contas, o Encontro Técnico atingiu mais de  4 mil visualizações, mais de mil acessos simultâneos e 800 registros de presença.  

A finalidade era tratar das questões mais críticas para execução do programa de avaliação diagnóstica de retomada das aulas presenciais, como, por exemplo, levantamento da quantidade de alunos e dos custos financeiros e operacionais para impressão das provas, detalhes da aplicação e correção das provas e lançamento no sistema e encaminhamento dos dados ao Tribunal de Contas. 

O trabalho realizado até aqui tem mostrado profundo engajamento e dedicação dos gestores municipais de educação em Rondônia, e com isso se acendeu uma luz no fim do túnel para melhores resultados. Mas, para que esse projeto tenha sucesso, é necessário mais do que a vontade dos gestores, é preciso que as famílias se sensibilizem e levem os estudantes para a avaliação. 

Agora, neste período de 4 a 8 de outubro, um grupo de municípios, composto por Corumbiara, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Nova União, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena já iniciaram a aplicação das avaliações diagnósticas.  

Outro grupo, composto por 36 municípios, que compõem a Janela B, farão a aplicação da avalição no período de 18 a 22 de outubro.  Essa é uma oportunidade para todos da comunidade escolar compreenderem como as nossas crianças estão retornando depois de tanto tempo fora da escola. Portanto, diretores, professores, supervisores e, principalmente, as famílias precisam se engajar nesse movimento. Boa avaliação para todos.

ASCOM TCE-RO