Os integrantes da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (3/12), no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis. Na ocasião, a diretoria prestou contas das finanças no ano de 2025, saudou os novos procuradores de Contas, associados da entidade, e prestou homenagem a dois ex-presidentes: Diogo Ringenberg, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (MPTC-SC), e Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do MPTC da União (MPTCU).
“Nosso objetivo neste encontro é apresentar um planejamento estratégico para que os membros dos ministérios públicos de contas, dentro da nossa realidade, possam agir em conformação com o sistema tribunal de contas”, destacou o presidente da Associação, procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Marcílio Barenco Corrêa de Mello.
Medalha do mérito funcional
Em reconhecimento pela atuação e devoção de dois ex-presidentes da AMPCON – Diogo Ringenberg (MPTC-SC) e Júlio Marcelo de Oliveira (MPTCU) – à frente da entidade, a atual diretoria concedeu a ambos a Medalha do Mérito Institucional “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”.
A Medalha é uma homenagem ao procurador de contas paraense, decano nacional da carreira e ex-presidente da Associação nos biênios 1997-1998 e 1999-2000, falecido em outubro de 2017.
O procurador Júlio Marcelo agradeceu o reconhecimento e registrou a importância do trabalho que foi realizado pelas gestões anteriores. “Herdei um legado [ao assumir a presidência da AMPCON] que deixava claro que a carreira de procurador é para ser levada a sério, que deve ter suas prerrogativas respeitas”, atestou.
Para o procurador Ringenberg, ter presidido a Associação foi a oportunidade mais desafiadora da sua trajetória profissional. “O MP de Contas é um player essencial no controle externo”, disse ao ressaltar o papel dos MP de Contas no cenário nacional.
Anfitrião
Na abertura da reunião, foi exibido um vídeo institucional do MPTC-SC, que apresentou as principais ações e objetivos da instituição. Para a procuradora-geral do MPTC-SC, Cibelly Farias, este evento é uma grande oportunidade para troca de experiências e discussão sobre a carreira de procurador. Segundo ela, o maior desafio dos MP de Contas é conseguir fazer ações integradas. “Procuramos temas que são de grande relevância, formamos comissões que propõem ações a serem realizadas, ao mesmo tempo, em várias unidades da federação. É um trabalho que pode trazer um resultado muito grande para a sociedade”, ressaltou a procuradora.
IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda
Texto: Maria Thereza Simões Cordeiro (TCE-SC)
Foto: Leo Morrone (Benevides)
Edição: Jeferson Cioatto (TCE-SC)