Fábio Nogueira participa de apresentação de projeto MEC/UNB de Educação Básica

O presidente Fábio Nogueira participou – representando a Atricon e o TCE-PB – do seminário de apresentação do Seminário Sala de Gestão e Governança na Educação Básica no Brasil – Região Nordeste, instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica SEB/MEC, em parceria com a Universidade de Brasília. O evento virtual aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/04) e contou com a participação de diversas autoridades, dentre as quais Mauro Luiz Rabelo, Secretário de Educação Básica do MEC.

O Sistema Tribunais de Contas tem direcionado atenção, com especial preocupação nestes últimos meses, à área da educação. Foi o que disse o presidente Fábio Nogueira, que complementou: “neste momento de pandemia temos percebido, com grande nitidez, as desigualdades que têm impedido parcela considerável das crianças e jovens em idade escolar de manter uma rotina de estudos na modalidade virtual”.

Para Fábio Nogueira, isso revela uma grave situação de abandono ou de mau aproveitamento dos estudos. De acordo com ele, este é um desafio que se repete no país inteiro e que, portanto, demanda uma grande mobilização das instituições “para que a educação brasileira não sofra revezes de difícil solução”. Ele salientou que os Tribunais de Contas têm grande interesse nessa temática e ressaltou a grande atuação do vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), que também preside o Comitê de Educação do IRB.

Fábio Nogueira reafirmou a disposição que o Sistema Tribunais de Contas mantém em contribuir para que o Brasil possa retomar uma rotina crescimento socioeconômico, “em que a educação figura como elemento primordial”. O presidente informou, por exemplo, que a Atricon e o IRB têm se associado a instituições – como o Unicef – para contribuir com um mapeamento da situação e buscar soluções para os entraves no ensino público brasileiro.

O projeto – ‘Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança’ tem a intenção de construir uma relação de comunicação, baseado em evidências auditáveis de custos, entre a Secretaria de Educação Básica SEB/MEC e as Secretarias de Educação dos municípios a fim de apoiá-las na gestão e na governança das redes de educação.

Conheça o projeto em https://www.projetosalasebunb.com.br/

Participação – Dentre as autoridades presentes estiveram o conselheiro Carlos Ranna (TCE-ES); prefeitos e secretários da educação de toda a Região Nordeste; Mauro Luiz Rabelo, Secretário de Educação Básica do MEC; Marilson Martins Dantas e Magda Lúcio (Laboratório de Inteligência Pública UNB); Margareth Diniz, secretária da Secitec da prefeitura de João Pessoa (PB); André Alves, prefeito de Remígio (PB); Mônica Cardoso (CNM); Liana Filgueira (Vice Reitora da UFPB).

Confira o evento no Canal YouTube do Laboratório de Inteligência Pública – UnB:

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 14 de abril de 2021.