Gestão de Pessoas do Estado tem avaliação do TCE-GO

O próprio TCE-GO foi avaliado e ficou em primeiro lugar no ranking estadual seguido por Saneago e Agehab

Os pontos mais vulneráveis na gestão de pessoal dos órgãos estaduais goianos foram identificados em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e disponibilizados em uma plataforma de pesquisa dentro do sítio eletrônico da instituição. O trabalho detectou uma série de riscos relevantes que demonstram um cenário grave e crítico de baixa capacidade na área de governança de pessoas, revelando deficiências em todas as práticas fiscalizadas.

A partir das respostas recebidas, calculou-se o Índice de Governança em Gestão de Pessoas (iGovPessoas) para as instituições públicas goianas, que, em média, chegou a apenas 17%. Dos 51 órgãos que responderam aos questionários nenhum foi classificado como “Aprimorado”, seis ficaram na situação “Intermediário”, doze estão como “Iniciando” e 33 “Inexpressivo”. Com 66%, o TCE/GO ficou em primeiro lugar na classificação geral, seguido por Saneago, Agehab e Secretaria de Esporte e Lazer.

Os resultados estão disponíveis na aba Observatório do Cidadão, no quadro iGovPessoas. O levantamento foi feito pelo Serviço de Fiscalização de Atos de Pessoal, da Gerência de Controle de Atos de Pessoal, no ano de 2020, com o intuito de avaliar, sistemicamente, a governança na área de pessoal na Administração Pública do Estado de Goiás.

Foram encaminhados questionários aos 55 jurisdicionados do TCE-GO, colhendo informações sobre os mecanismos de liderança, estratégia e controle, direcionados à função gerencial que cuida das pessoas em cada organização. Foi obtido o retorno de 51 órgãos, que representa um índice de respostas de 92,73% do universo pesquisado.

No Observatório do Cidadão é possível encontrar a metodologia utilizada, bem como informações sobre o questionário aplicado, os números e gráficos obtidos e o ranking geral dos órgãos que responderam à pesquisa.

A Gerência de Controle de Atos de Pessoal, por meio do seu Serviço de Fiscalização de Atos de Pessoal, vai manter a realização deste trabalho de forma periódica, de modo a permitir que se continue mensurando a evolução do quadro e atualizando os resultados obtidos, para que o cidadão esteja sempre informado, de maneira fácil e confiável, acerca do cenário do Índice de Governança em Gestão de Pessoas (iGovPessoas) das instituições públicas goianas.

 

Texto: Alexandre Alfaix

Ilustração: Anderson de Castro