O Gibi do Tribunal de Contas de Mato Grosso foi cedido para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará e está sendo distribuído em programas de capacitação pelo interior do Estado. A publicação foi adaptada e faz parte de um conjunto de cartilhas de orientação sobre controle interno e obrigações legais em administrações municipais a serem observadas pelos gestores. O Gibi do TCE-MT – Uma Lição de Cidadania – foi desenvolvido pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) há 15 anos e sempre é foco de capacitações para professores, coordenadores e diretores de escolas da rede pública de ensino.
Nos cursos são repassados detalhes da publicação, que é pioneira dentros dos Tribunais de Contas do Brasil. Além disso, os participantes conhecem um pouco mais sobre o TCE e suas ações voltadas para o controle social.
Já foram produzidas seis edições e 120 mil exemplares confeccionados nestes 15 anos. A publicação é considerada uma importante ferramenta de controle social, ensinando didaticamente os jovens a acompanharem a gestão dos recursos públicos.
De acordo com a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, ao longo desta década os resultados alcançados com o uso do Gibi são excelentes, inclusive, com algumas unidades escolares desenvolvendo o conteúdo nas aulas. “A simples presença do Gibi no dia a dia da comunidade escolar já é um grande avanço para o Tribunal de Contas”, disse.
Agora, um novo projeto do Gibi para o ensino fundamental consiste em estimular as unidades de ensino a introduzirem o conteúdo do Gibi como matéria transversal em sala de aula. Segundo Cassyra, “o Gibi pode ser utilizado nas disciplinas de línguas estrangeiras, uma vez que é legendado em Inglês e Espanhol, assim como nas de Matemática, Português e História. Sem falar que pode ser um mecanismo de inclusão social, pois também está traduzido para o Braille e Libras – Língua Brasileira de Sinais”.
Informações sobre o GIBI
O objetivo do Gibi é divulgar, em linguagem simples e lúdica, para estudantes do nível fundamental das escolas públicas e privadas de Mato Grosso a missão do Tribunal de Contas e os canais de comunicação do TCE-MT, assim como estimular os jovens a exercer a cidadania e o controle social dos recursos públicos.
A 1ª Edição do Gibi do TCE-MT “Uma Lição de Cidadania” foi lançada no dia 31 de outubro de 2003 durante as comemorações dos 50 anos de criação do Tribunal de Contas de Mato Grosso e teve 50 mil exemplares impressos.
Desde então, o Gibi ganhou outras edições, inclusive em DVD, e foi transformado em desenho animado sendo legendado para o português, inglês e espanhol e traduzido em Braille e em Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. A publicação também tem um Glossário do Cidadão, que transforma os termos técnicos do seu conteúdo em linguagem de fácil entendimento para os jovens.
O Gibi chega em 2017 a sua 6º Edição, com 120 mil exemplares publicados e 13 mil DVDs confeccionados, além de ter registro editorial no ISBN – International Standard Book Number.
Após mais de uma década, o Gibi do TCE-MT tem uma boa avaliação junto ao público escolar e, inclusive, está servindo de modelo para outros tribunais de contas do Brasil como de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.