GT da Atricon voltado à igualdade de gênero realiza primeira reunião

O Grupo de Trabalho (GT) criado pela Atricon com o objetivo de propor diretrizes voltadas à promoção da igualdade de gênero no âmbito do Sistema Tribunais de Contas do Brasil, bem como ao controle externo das políticas públicas nessa área, realizou, nesta segunda-feira (28), a primeira reunião de trabalho.

Na abertura do encontro virtual, a coordenadora do GT, conselheira Susana Azevedo (TCE-SE), citou os resultados de uma pesquisa sobre a composição dos Tribunais de Contas brasileiros, que retrata a representatividade feminina em cargos efetivos, comissionados e de liderança, bem como o percentual no comparativo com o grupo masculino. “Com base nessa pesquisa, definiremos metas para o equilíbrio de gênero nos níveis de liderança, como também nas seleções para cargos, projetos e comitês, além de vinculação de recompensas ao progresso nas metas de equilíbrio de gênero”, afirmou.

Outra frente antecipada pela magistrada consistirá na promoção de campanha educativa para combater a violência institucional de gênero feminino, “uma pauta que deve ser constante porque cala e abala a mulher, seja por meio de brincadeiras depreciativas, seja pelo assédio moral e sexual, além da discriminação durante a gestação, amamentação e toda a maternidade”.

Ainda no início dos trabalhos, a conselheira também enfatizou o trabalho desenvolvido pela presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, visando o aumento da participação feminina em cargos de liderança. “Foram colocadas em prática diversas ações com foco na promoção da equidade de oportunidades no ambiente de trabalho dentro do TCU e na sociedade de forma geral”, pontuou.

Ela citou como exemplo o Plano de Logística Sustentável, que elevou a participação feminina em cargos de direção de 12% para 30%: “Por meio dessa diretriz, foi possível reconhecer que o gênero feminino já se destacava em suas funções, convidando-as a participar de posições de maior poder decisório e estratégico”.

Entre os presentes no encontro estiveram os conselheiros João Antônio da Silva Filho (TCM-SP), Naluh Maria Lima Gouveia (TCE-AC), Gilberto Jales (TCE-RN) e Soraia Thomaz Dias Victor (TCE-CE), bem como as conselheiras substitutas Milene Dias da Cunha (TCE-PA) e Angélica Fernandes (TCM-SP) e a assessora da Atricon, Fernanda Nunes (TCE-RS). Já o conselheiro Cláudio Terrão (TCE-MG) foi representado pelas assessoras Rachel Campos e Milena Brito.​

Saiba mais sobre o GT aqui.

Fonte: TCE-SE

Edição: Priscila Oliveira