Homenagens e inaugurações marcam segundo dia de solenidades de aniversário do TCE-AM

Dando sequência a semana de comemoração aos 71 anos de fundação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o segundo dia de solenidades foi marcado por homenagens e inaugurações de novos ambientes da Corte de Contas. A programação iniciou na manhã desta quinta-feira (14), no prédio da Corte de Contas, e seguirá até o fim da tarde, no Centro de Manaus.

As solenidades alusivas ao aniversário da Corte de Contas estão sendo transmitidas, ao vivo, pelos perfis do TCE-AM no YouTube (TCE-AM), Facebook (/tceam) e Instagram (@tceamazonas).

O resgate da história do TCE-AM tem sido a principal temática das solenidades. Ao falar sobre o evento, o presidente Mario de Mello destacou a importância desta atitude.

“Com o resgaste histórico, lembraremos sempre de onde viemos, onde estamos e cuidando para que o nosso futuro seja melhor. Desfrutemos dessa beleza, seja por meio de arte, de livros, de museus ou do contar de histórias”, disse o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Ao iniciar as solenidades um padre e um pastor abençoaram o evento, onde foram desejadas paz e prosperidade aos integrantes servidores e colaboradores do TCE. Após as bênçãos, o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, entregou aos familiares dos conselheiros Armando Andrade de Menezes, Coriolano Cidade Londoso, José Raimundo Franco de Sá, José Ribeiro do Nascimento e Paulo Pinto Nery, um exemplar do ‘Projeto Memória’, que, por meio de fotos, documentos e relatos, conta a história de conselheiros que presidiram a Corte de Contas.

Apresentação de arte e inauguração de novos espaços

Ainda durante a manhã desta quinta-feira (14), foi feita a apresentação de um painel artístico em um dos corredores do prédio principal do TCE-AM. A arte foi feita pelos artistas João Bosco e Rícolla Paiva, que demonstraram, em imagens, a história do Tribunal em seus 71 anos de existência.

“Lembraremos sempre de onde viemos, onde estamos – inseridos na imensa e rica floresta amazônica – e cuidando para que o nosso futuro seja melhor”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, durante a inauguração do painel artístico. 

Após a apresentação do painel artístico, foram inaugurados os estúdios de Rádio e Televisão do Tribunal de Contas, que levam o nome do falecido conselheiro João dos Santos Pereira Braga, figura notória no rádio amazonense. Os estúdios contam com equipamentos de ponta e colaboram na produção de conteúdos sonoros e audiovisuais da Corte de Contas, bem como transmitem, ao vivo, as programações do TCE-AM. 

“As ferramentas da Comunicação, em especial do mundo cibernético, são fundamentais para o exercício de nossas funções, bem como para permitir o acesso mais fácil dos jurisdicionados a tudo o que lhes diz respeito, cumprindo-se, na íntegra, o princípio constitucional da publicidade, que importa em mais transparência e produtividade por parte da Administração”, disse o presidente Mario de Mello, ao ressaltar a importância da comunicação institucional.

O diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves, elogiou o empenho do presidente pela construção dos estúdios, e elogiou a grande estrutura montada.

“Para quem esteve aqui desde o início da comunicação do TCE, hoje, vive um sonho vendo a estrutura que foi montada. Temos uma equipe de ponta e uma excelente estrutura. Nossa gratidão é com todos que nos ajudaram neste objetivo. Nossa capacidade produtiva é cada vez maior, e os resultados são cada vez mais significativos”, destacou o diretor de Comunicação, Elvis Chaves.

Também foi inaugurada a sala VIP “José Ribeiro”, feita para reuniões e eventos da Corte de Contas.

Casa TCE-AM

Às 17h30, no Centro da cidade, será lançado o projeto “Casa TCE/AM Século 22”. O projeto faz parte de uma reconstrução do primeiro prédio da Corte de Contas, localizado no complexo boothline. A solenidade será transmitida, ao vivo, pelos perfis do TCE-AM no YouTube (TCE-AM), Facebook (/tceam), e Instagram (@tceamazonas).

Texto: Lucas Silva