I CNCTC debate melhoria da comunicação com a sociedade

O I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (I CNCTC), realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, reuniu 270 participantes, entre representantes de 29 TCs, de outros órgãos e da imprensa, para debater a melhoria da comunicação com a sociedade. A programação trouxe temas como o enfrentamento à desinformação, oportunidades no metaverso, gestão de crises e inovação abordados em 11 painéis, que tiveram a participação de 20 palestrantes.

Durante o encontro, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou que o CNCTC reuniu profissionais com notáveis conhecimentos e experiências de instituições e de veículos de diferentes canais, além de leituras do próprio ambiente institucional. “Queremos que a radicalização que por vezes permeia a esfera pública dê lugar, isto sim, à radicalidade democrática, com respeito à pluralidade e à diversidade. Desejamos que a comunicação que promovemos a partir do controle vislumbre no cidadão não apenas o contribuinte financiador das políticas públicas, mas a própria razão de ser do Estado, a quem, permanentemente, devemos prestar contas”, disse.

No encerramento do CNCTC, foram lançadas as Diretrizes de Comunicação para o Sistema Tribunais de Contas. “O documento resulta dos debates gerados durante o evento e de discussões do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Atricon”, explicou uma das coordenadoras do projeto e assessora de Comunicação da entidade, Priscila Oliveira. Na oportunidade, o supervisor do GT, Valdecir Pascoal (TCE-PE), detalhou as ações previstas pela publicação e ressaltou que as informações devem fazer parte de uma resolução da Atricon.

“Assim como estamos unificando as normas de auditoria, não só no Brasil, como no mundo todo, também precisamos e queremos unificar a nossa comunicação social, porque isso fortalece a cidadania”, ressaltou o presidente do TCE-SC, Herneus De Nadal. Para o presidente, os Tribunais de Contas precisam abrir as portas para atender, de forma efetiva, a sociedade. “Se não mostrarmos aquilo que é a nossa função, aquilo que nós podemos fazer, nós não conseguiremos atender a nossa população”, observou.

O diretor da Assessoria de Comunicação Social do TCE-SC, Rafael Martini, membro da comissão organizadora do CNCTC, considerou que o evento conseguiu atender às expectativas. “Não temos a menor dúvida de que foi plantada uma semente que irá gerar frutos na comunicação do Sistema Tribunais de Contas”, comentou, ao destacar a presença de representantes das Cortes de Contas de quase todos os estados, além de profissionais de comunicação.

O CNCTC foi promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), em parceria com a Atricon, a Abracom, o CNPTC e o IRB, com o apoio da Acaert. Da Diretoria da Atricon, estiveram presentes os vice-presidentes Executivo, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), de Relações Internacionais, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE-SC) e de Relações Político-Institucionais, Joaquim Castro, os diretores Eduardo Debacco Loureiro (TCE-RS), Gilberto Jales (TCE-RN), Carlos Neves (TCE-PE), Marco Peixoto (TCE-RS) e Michel Houat (TCE-AP), além da conselheira fiscal, Susana Fontes Azevedo Freitas.

Veja as fotos do I CNCTC.