IDGPB na pauta do Comitê de Comunicação Atricon-IRB

A reunião semanal do Comitê de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas, nesta segunda-feira (5/10), contou com a participação do coordenador de inteligência do TCE-PB, Josedilton Diniz, e do professor da UFPB, Alessio Tony Cavalcanti de Almeida. Em pauta, uma demonstração do IDGPB – Indicadores de Desempenho de Gasto Público da Paraíba.

A plataforma, que reúne informações estatísticas das áreas da educação e da saúde (nos níveis estadual e municipal), é fruto de pesquisas científicas incentivadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e construída pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O IDGPB possibilita a fiscalização do gasto público sob a perspectiva da qualidade. Foi o que disse Josedilton Diniz ao explicar a funcionalidade da ferramenta que, de acordo com ele, extrapola o universo do controle e pode ser utilizada desde a formação de políticas públicas, até o exercício do controle social. “Não basta aferir a legalidade dos gastos, é preciso medir os seus impactos para a sociedade”, pontuou.

O professor Alessio Almeida, que trabalha na ferramenta desde o seu desenvolvimento, há quase dez anos, quando o alvo se resumia à área de educação, falou sobre o processo de modernização do IDGPB e os avanços ao longo dessa década.

Com uma apresentação on-line, Alessio Almeida demonstrou que o IDGPB pode fazer comparações entre todos os entes estaduais da federação. O IDGPB trabalha, inclusive, com indicadores de gerenciamento de risco, utilizando dezenove base de dados e referências como o Plano Nacional de Educação e o IDSUS (Indicadores do SUS).

Como acessar a plataforma: Idepb.tce.pb.gov.br

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 5 de outubro de 2020.