II Encontro de Ouvidorias do TCE Ceará discutirá a importância do controle cidadão no combate à corrupção

unnamedO plenário do Edifício 5 de Outubro vai sediar o II Encontro de Ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, no dia 22 de setembro (quinta-feira), a partir das 8h30min. O evento reunirá membros de Cortes de Contas brasileiras, gestores, servidores públicos e a sociedade civil para discutir práticas, estabelecer diretrizes e compartilhar experiências sobre a instauração e as atividades de uma ouvidoria para a melhoria da gestão do governo.

A iniciativa é do conselheiro substituto Itacir Todero, ouvidor do TCE Ceará, que observou a necessidade de promover um encontro entre diferentes órgãos da Administração Pública, “inspirado na consolidação do controle interno preventivo, na universalização do atendimento ao acesso à informação, na educação para o controle social, no fortalecimento da ética e da transparência e na estruturação e disponibilização de informações estratégicas para a tomada de decisões”.

A palestra de abertura será proferida pelo presidente da Associação Brasileia de Ouvidores/Ombudsman (ABO), Edson Luiz Vismona, sobre “Ouvidorias: uma visão empreendedora”. Na ocasião, serão debatidos temas como “A importância do diálogo e a arte de ouvir” e “Participação social: importância do controle cidadão no combate à corrupção”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), disponível no portal da Escola de Contas, Instituto Plácido Castelo (IPC).

O I Encontro de Ouvidorias ocorreu no dia 24 de setembro de 2015 e destacou o papel da sociedade para o fortalecimento do controle. A palestra magna, “Uma visão geral sobre ouvidorias no Estado do Ceará”, foi proferida pelo secretário da Controladoria (CGE), Flávio Jucá.

Serviço

II Encontro de Ouvidorias – Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Data: 22 de setembro de 2016

Horário: A partir das 8h30

Local: Plenário do Edifício 5 de Outubro – Rua Sena Madureira, 1047 – Centro – Fortaleza (CE)

Informações: (85) 3212-2222 / 0800 079 6666

ouvidoria@tce.ce.gov.br

Acesse também o canal da Ouvidoria.