O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, afirmou que a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, o InfoContas, é um exemplo de integração e coordenação do Sistema Tribunais de Contas. A afirmação foi feita, nesta quarta-feira (08), durante abertura do evento “10 anos de LabContas: Celebrando o Passado, construindo o Futuro“, que ocorre simultaneamente ao Primeiro Encontro Técnico do InfoContas, em Brasília.
O InfoContas completa, em 2024, 11 anos de existência, enquanto o LabContas, 10 anos. Ao lembrar parte da trajetória das duas ferramentas, Edilson Silva destacou a atuação dos servidores que “sonharam e trabalharam para que elas existissem”. “Agradeço a cada uma dessas pessoas, que acumularam funções e disponibilizaram horas de suas vidas para que essas duas ferramentas tão importantes ao controle externo existissem”, disse.
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi outro que exaltou o trabalho desenvolvido durante praticamente uma década. “O InfoContas e o LabContas são importantes para facilitar o cruzamento de dados e a colaboração dos entes públicos”, afirmou. “Lá atrás, sonhamos com algo nesse sentido e, hoje, podemos dizer que acertamos em nossas escolhas”, enfatizou, ao comentar que as duas ferramentas utilizam 150 base de dados durante o processamento das informações.
A procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Cristina Machado, disse ter orgulho em fazer parte dessa grande colaboração em prol do controle externo e da boa administração pública. De acordo com ela, o InfoContas e o LabContas promovem “transformação social por meio da informação”. “É uma forma de combater a má gestão dos recursos públicos”, resumiu.
Também estiveram presentes na abertura do evento os conselheiros Renato Rainha e André Clemente, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o conselheiro Carlos Ranna, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo, e o conselheiro Luiz Antonio Guaraná, presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Tanto Rainha quanto Ranna são coordenadores do InfoContas.
A Rede InfoContas
A Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo – InfoContas é o meio que os Tribunais de Contas do Brasil dispõem para viabilizar o intercâmbio de dados, conhecimentos, técnicas e procedimentos inerentes à atividade de Inteligência de Controle Externo com o objetivo de proporcionar o aumento da eficiência das ações de controle.
O LabContas
A plataforma tecnológica desenvolvida pelo TCU auxilia na atuação das Cortes de Contas e, especialmente, das Unidades de Informações Estratégicas, na produção de conhecimento qualificado, possibilitando a realização das ações de controle mais eficazes, por meio do compartilhamento, cruzamento e análise de dados.