Instituto Plácido Castelo (TCE-CE) é reconhecido nacionalmente pelas capacitações a gestores públicos e à sociedade

Webinar, live, podcast, cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), Projeto Café com Leitura, vídeos “Fique por dentro”. O Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do TCE Ceará, intensificou as atividades pedagógicas exclusivamente de forma virtual, desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

A mais recente capacitação aconteceu no último dia 10 de junho, o webinar “Eleições em tempos de pandemia”. A ação é parte das atividades do curso de especialização “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, realizado pela Corte cearense em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e teve a interação de 101 participantes.

Com a mediação dos Professores Doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo, coordenadores da Especialização iniciada em março deste ano, na sede do TCE, o seminário virtual contou com a participação dos também Professores Doutores da Universidade, a médica e professora da Escola Paulista de Medicina, Lara Miguel Quirino, e o advogado e professor de Direito Eleitoral e Constitucional, Fabrício Medeiros.

“Esta é a primeira especialização fora do Campus da Universidade de São Paulo, dadas à credibilidade, à confiança e às ações que são desenvolvidas pelo TCE Ceará, através da sua Escola de Contas, e destacadas em todo o Brasil. Dentre as ações de continuidade do IPC, aconteceu esse webinar, como atividade extra do curso e aberta a toda a sociedade. Isso demonstra a credibilidade depositada pela USP nas ações do Tribunal, por meio do Instituto, na qualificação contínua dos servidores e na preocupação no sentido de fortalecer a gestão pública, principalmente no período de pandemia”, destacou o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra.

As iniciativas têm o reconhecimento dos palestrantes. “Que trabalho bem feito da sua equipe. Conheço escolas de contas de outros Tribunais  e, das que conheço, o nível de profissionalismo do IPC é imbatível, sem desmerecer os demais. O que ocorre é que, no IPC, o profissionalismo e o investimento do Tribunal são visíveis e dão resultados a olhos vistos. Eu parabenizo o Conselheiro Alexandre, o professor Francisco Otávio, a Hilária e toda a equipe. É muito fácil e tranquilo trabalhar com vocês”, elogiou Ana Carla Bliacheriene.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Alexandre Figueiredo, esse reconhecimento é louvável e “demonstra que o Tribunal de Contas do Ceará se preocupa em preparar melhor os nossos gestores para prestarem um serviço de excelência à sociedade”.

“Esse webinar teve um alto nível de debate com respeitáveis profissionais, sobre temas que requerem esclarecimentos mais técnicos e científicos para o momento que estamos vivendo: a pandemia e as eleições que estão por vir”, completou a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto.

O áudio do webinar “Eleições em tempos de pandemia” está disponível no podcast “Educação para o Controle”, do IPC. Toda cobertura jornalística, deste e de outros eventos pedagógicos, estão nos portais do TCE Ceará e do IPC, bem como nas redes sociais do Tribunal e da Escola de Contas.

Desde o início da Pandemia, na segunda quinzena de março/2020, até o dia 12 de junho, o IPC realizou 14 cursos a distância, com 3.400 inscritos. Também promoveu capacitações através de lives (8) e webinar (4). Dezoito vídeos foram publicados no youtube da Escola de Contas, com assuntos técnicos variados, principalmente voltados ao período de quarentena, além de um tutorial de como gravar videoaulas em smartphone. Por meio da Biblioteca Ministro Raimundo Girão, apresenta dicas de leitura toda segunda-feira. Destaque também para o lançamento do podcast “Educação para o Controle” e da coordenação da Semana da Avaliação em Escolas de Governo.

 

Acesse:  https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4180-instituto-placido-castelo-e-reconhecido-nacionalmente-pelas-capacitacoes-a-gestores-publicos-e-a-sociedade