Integridade e transparência é tema de encontro Atricon 30 anos na Região Norte

Dando sequência aos encontros regionais realizados Atricon, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou, nesta quarta-feira (14), o seminário “Integridade e Transparência: implementar para avançar”.  A solenidade faz parte da série de eventos em comemoração aos 30 anos da Atricon, e contou com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube, Facebook e Instagram).

O evento teve a participação de membros dos Tribunais de Contas de todo o país. Para palestrar, foram convidados o professor e fundador do Programa de Transparência Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Robert Gregory Michener, e o jornalista e escritor, Milton Jung Júnior.

Abrindo a solenidade, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, falou da importância em representar a Região Norte na série de eventos alusivos aos 30 anos da Atricon. O presidente também explicou a escolha da temática discutida pela Corte de Contas do Amazonas.

“Estamos dando ênfase na questão da ética, da transparência e da integridade. O TCE Amazonas foi o primeiro Tribunal a iniciar a implantação de um sistema de integridade, e queremos aproveitar a oportunidade para demonstrar a importância deste tema”, afirmou.

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, destacou que relevância do encontro. “A realização desse seminário aqui em Manaus tem um significado muito grande para Atricon e para o sistema Tribunais de Contas do Brasil. Resolvemos solenizar esta data tão importante trabalhando, discutindo temas relevantes para o controle externo”,  ressaltou Cezar Miola.

​​Temáticas relevantes

O jornalista e escritor Milton Jung Júnior abordou o tema “Integridade e Ética”. Autor do livro “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, o âncora da Rádio CBN destacou personalidades que, em prol da ética, trouxeram exemplos a serem seguidos em diferentes áreas. “Fazer a coisa certa é a melhor definição de ética. Às vezes buscamos explicações profundas para a ética, o que é importante, mas ver estes exemplos simplifica de uma forma eficaz. Na maior parte das vezes, sabemos o que é o certo a se fazer, então basta fazê-lo”, pontuou o jornalista.

Fundador do Programa de Transparência Pública da FGV, Robert Gregory Michener abordou a transparência como ferramenta fundamental na implementação de políticas que colaborem com a administração pública.

“É impossível executar políticas públicas sem comunicação. É necessário ter transparência, ainda mais em um país muito fragmentado, como o Brasil. Isso inibe o fluxo de informação, o que deteriora a implementação de políticas em geral. Por isso, é muito importante a transparência neste cenário”, observou Robert Michener.

Também estiveram presentes no evento o conselheiro Mario de Mello, e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Fernanda Cantanhede, além de conselheiros e representantes dos Tribunais de Contas do Acre, Amapá, Pará, Paraná, Paraíba, Rondônia, Roraima, Tocantins. Os convidados receberam das mãos dos conselheiros Érico Desterro e Cezar Miola, troféus e medalhas em homenagem à participação no evento.

A edição da Região Norte foi o quarto evento em comemoração ao aniversário da Atricon. A série de eventos termina no próximo dia 6 de outubro, com o encontro da Região Sul, em Curitiba, na sede do Tribunal de Contas do Paraná. Já foram realizados seminários no TC-DF, TCE-SP e TCE-AL.

Fonte: TCE-AM