IRB lança NBasp 3 no I CITC

O Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Ivan Bonilha, lançou, nesta terça-feira (12 de novembro), as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público de Nível 3 (NBasp 3). A publicação foi disponibilizada pela primeira vez em meio às discussões promovidas no I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que está sendo realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, em Foz do Iguaçu, nesta semana.

“Após tanto esforço empreendido, nos sentimos recompensados por essa conquista”, afirmou Bonilha no palco principal do evento. O vice-presidente de Auditorias do IRB, o conselheiro do TCE da Bahia Inaldo Araújo, concordou: “É um trabalho desenvolvido ao longo de muito tempo”. Ambos parabenizaram os integrantes do Comitê de Normas de Auditoria da entidade pela dedicação à consolidação dos textos.

NBasp

As NBasp são emitidas pelo IRB e constituem um instrumento para promover a competência, a qualidade e a credibilidade da auditoria do setor público no Brasil e, por conseguinte, contribuir para o melhor desempenho institucional dos órgãos de controle externo. Elas adotam como base as normas profissionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), utilizadas em escala global.

As recém-lançadas NBasp 3 consolidam o conjunto básico de normas do IRB. Elas tratam dos requisitos obrigatórios para auditorias do setor público, com o detalhamento das diretrizes que devem ser obedecidas quando da realização de auditorias operacional e de conformidade.

Enquanto isso, as NBasp de nível 1 definem os princípios básicos e os pré-requisitos para o adequado funcionamento dos Tribunais de Contas brasileiros. Já as NBasp 2 estabelecem os fundamentos de todos os trabalhos de auditoria do setor público – financeira, operacional e de conformidade.

IRB

O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates para aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas brasileiros. A entidade também investiga a organização, os métodos e os procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos órgãos de controle externo do país.

A entidade é uma das organizadoras do 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que teve início na segunda-feira (11) e se estende até esta quinta (14). Além do IRB, provem o evento o TCE-PR, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).

Fonte: TCE/PR