IV CITC: Rede de Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas apresenta novo catálogo de IA Generativa

O novo catálogo de soluções de IA Generativa, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foi apresentado aos participantes do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, nesta quarta-feira (3), em Florianópolis, Santa Catarina.

Em formato digital, a iniciativa da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), da Atricon, reúne soluções que impulsionam a inovação e a eficiência no Controle Externo.

Disponível no hotsite da Rede, o catálogo digital — inovação deste ano — foi produzido para fomentar o intercâmbio de tecnologias e incentivar o uso colaborativo de soluções inovadoras entre os Tribunais de Contas (TCs), em favor do fortalecimento do Controle Externo, da ampliação de capacidades e da intensificação da transformação digital no setor público.

De acordo com a secretária executiva da Rede de STI, Ana Carolina Morais, atualmente existem 33 iniciativas, com informações detalhadas sobre as funcionalidades, os resultados alcançados, os benefícios gerados e os contatos, para viabilizar a exploração, a adaptação e a implementação das ferramentas, conforme as necessidades dos TC’s interessados.

“A disponibilização do catálogo em formato digital favorece a atualização do espaço assim que novas soluções sejam desenvolvidas”, destacou. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO), Hugo Viana, aproveitou o momento para reforçar que diversas soluções estão em fase de teste.

Durante a apresentação do catálogo, foi feita a demonstração de soluções de alguns TCs. Para a servidora Leda Monteiro, do Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA), a produção deste catálogo representa uma forma de colaboração para fortalecer a atuação dos Tribunais.

Em comum, as soluções de IA generativa – que cria novos conteúdos a partir de dados já existentes –  adotadas pelos TCs oferecem eficiência operacional, precisão e redução de erros, transparência e accountability, suporte à tomada de decisões e inovação e modernização.

Na oportunidade, Viana ressaltou ainda que a adoção de soluções pelos TC’s demonstra a preocupação dos órgãos em desenvolver expertise própria em inteligência artificial, reduzindo a dependência de soluções privadas externas. “Precisamos dominar essa expertise e incorporá-la à nossa rotina de fiscalização”, salientou.

IV CITC

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC ocorre de 2 a 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do TCE/SC, do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Audicon.

A quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis, da Prefeitura de Blumenau, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Grupo Baía Sul, e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.

Texto: Lúcia Helena Prujá (TCE-RS)

Foto: Maycon Silva (Empresa Benevides)

Edição: Fernanda Mesquita (TCE-RR)